Centro Social Paroquial Padre Sebastião Esteves distinguido como entidade empregadora inclusiva

Data:

O Centro Social Paroquial Padre Sebastião Esteves, em Vila Pouca de Aguiar, foi reconhecido na quarta-feira, dia 26 de novembro, com a distinção “Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025”, numa cerimónia pública que decorreu no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, em Évora.

O Centro Social Paroquial Padre Sebastião Esteves, instituição que se dedica a promover a interação social entre diferentes grupos, como crianças da Creche e jovens e adultos com deficiência que frequentam o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) foi reconhecido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) como ‘Entidade Empregadora Inclusiva 2025’.

Para a instituição aguiarense, este reconhecimento público representa “o nosso compromisso permanente com a inclusão, a igualdade de oportunidades e a acessibilidade, valores que fazem parte da nossa missão institucional”.

Numa nota publicada, este centro social e paroquial, explica que a instituição foi ainda reconhecida pelas boas práticas no domínio das acessibilidades implementadas no Festival Artimanha, realizado pela associação Animódia.

“Este prémio não é apenas uma honra para a instituição, mas também uma afirmação de que a inclusão e a valorização da diversidade são essenciais para um mercado de trabalho mais justo e inclusivo”, lê-se na mesma publicação.

O Centro Social Paroquial Padre Sebastião Esteves espera com este reconhecimento “fortalecer o compromisso diário com a igualdade, dignidade e inclusão porque acreditamos que todos têm um lugar e um valor”, termina por dizer a instituição.

O galardão foi entregue a Daniela Cardoso e a Patrick Fernandes.

A “Marca Entidade Empregadora Inclusiva” é uma iniciativa destinada a premiar entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que implementam e promovem políticas ativas de inclusão de pessoas com deficiência ou incapacidade, “nomeadamente através de práticas exemplares de recrutamento, manutenção do emprego, acessibilidades e integração na comunidade”.

Nesta edição de 2025 foram realizadas 204 candidaturas, tendo o IEFP distinguido 77 entidades, oito das quais com a menção de “Excelência”. 

Sara Esteves

Foto: Centro Social Paroquial Padre Sebastião Esteves

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Colisão frontal causa um ferido grave em Pedras Salgadas

Um homem de 22 anos sofreu ferimentos graves na...

Furto de plantas em floreiras públicas leva município a apelar à colaboração da população

O Município de Vila Pouca de Aguiar denunciou esta...

Oposição reprova representantes municipais na EHATB e no Agrupamento

Os três vereadores do Partido Socialista (PS) e o...

Vila Pouca de Aguiar vai mais do que duplicar a Brigada de Bombeiros Florestais

Vila Pouca de Aguiar vai passar a contar com...