Da auditoria externa do sistema de Gestão da Qualidade, que decorreu durante todo o dia de 21 de novembro, resultou a renovação da certificação ao Município de Vila Pouca de Aguiar com os serviços prestados nas áreas de ação social, atendimento, comunicação e urbanismo.
O Município de Vila Pouca de Aguiar renovou a certificação AENOR de qualidade do serviço nos setores de ação social, atendimento, comunicação e urbanismo, tendo sido reconhecido pela entidade certificadora o serviço «cinco estrelas» prestado aos munícipes.
A presidente da Câmara Municipal, Ana Rita Dias, referiu que «as pessoas estão comprometidas com o serviço de forma a alcançar a qualidade, o que demonstra a qualidade técnica dos nossos serviços, contribuindo para um município de excelência».
Na auditoria externa referente ao certificado de gestão da qualidade, realizada a 21 de novembro pela entidade certificadora AENOR sob acompanhamento do gabinete municipal de auditoria e qualidade, a auditora Rosa Alves referiu que «estão de parabéns porque este ano não houve levantamento nem de observações nem de não conformidades, sublinhando que se mantém o grau de excelência.
A referida certificação concede a obtenção e direito de utilização da marca ER e possibilita ao Município estabelecer uma Política da Qualidade em que se compromete a avaliar e promover continuamente a satisfação dos munícipes, a fomentar a formação e satisfação dos colaboradores e a melhoria contínua de um sistema de gestão da qualidade.
Política da Qualidade
O Município de Vila Pouca de Aguiar tem como finalidade, no âmbito do seu trabalho, garantir e prestar um serviço de qualidade e responsabilidade reconhecida e prestigiante, que expressa
a sua identidade.
É com base nessa filosofia que diariamente se empenha para melhorar boas práticas profissionais, de acordo com os requisitos contratuais, a legislação, os regulamentos, as recomendações e as normas aplicáveis à atividade, incutindo nos seus trabalhadores uma motivação e compromisso para assim assegurar uma boa satisfação por parte dos seus munícipes.
É propósito da Gestão de Topo assegurar os meios operacionais, logísticos e informáticos necessários à manutenção e melhoria do Sistema de Gestão implementado.
Para que esta Política da Qualidade seja efetiva e adotada de um modo concertado é condição
necessária que todo o pessoal esteja familiarizado e aplique no seu trabalho as diretrizes e procedimentos que lhe estão associados.
Neste sentido compromete-se a:
– Avaliar e promover continuamente a satisfação dos munícipes;
– Manter um Sistema de Gestão da Qualidade segundo o referencial NP EN ISO 9001:2015, que garanta o cumprimento de todos os requisitos aplicáveis incluindo Legislação e Regulamentação do sector;
– Fomentar a contínua formação e atualização profissional de todos os colaboradores;
– Satisfazer crescentemente as necessidades manifestadas pelos seus munícipes;
– Promover o desenvolvimento e a satisfação dos colaboradores;
– Melhorar continuamente a eficácia do seu Sistema de Gestão da Qualidade.
(texto órgãos autárquicos)


