Alberto Machado retoma mandato como deputado da Assembleia da República

Data:

Deputado aguiarense regressa ao Parlamento na segunda-feira, disse hoje ao Notícias de Aguiar.

Alberto Machado, deputado da Aliança Democrática (AD), eleito pelo distrito de Vila Real, regressa segunda-feira, 17 de março, à Assembleia da República (AR) depois de um pedido de suspensão do mandato por 30 dias.

O social democrata dirigiu a 21 de janeiro um ofício a solicitar a substituição como deputado por 30 dias, alegando motivos pessoais e familiares, relacionados com o apoio à mãe. A solicitação do ex-Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, entraria em vigor a 10 de fevereiro, mas a Comissão de Transparência aprovou a suspensão de mandato do deputado aguiarense três dias depois do dia requerido, por suspeita de pretender antes reassumir funções de Presidente da Câmara.

Na altura, o deputado revelou que deu conhecimento do pedido de suspensão ao Diretor do Agrupamento de Escolas porque, em 2013, quando assumiu o cargo de presidente da Câmara Municipal era docente do quadro do Ministério da Educação e pediu mobilidade por comissão de serviço para a Câmara Municipal.

O ex-autarca não podia regressar ao município, sob pena de entrar em incompatibilidade. Durante os 30 dias, Alberto Machado foi substituído por André Pereira Cardoso Marques, do círculo eleitoral de Vila Real, que é adjunto do Gabinete do Secretário de Estado da Agricultura e já tinha sido deputado da AR na legislatura de 2023–2023, quando substituiu no cargo a deputada Cláudia Bento.

Alberto Machado foi eleito, pelo PSD, presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar em 2013 e cumpria o terceiro e último mandato quando em 2024 aceitou ser deputado da Aliança Democrática (AD) na Assembleia da República, tendo assumido o mandato de deputado, integrando designadamente a Comissão Parlamentar de Agricultura.

Para assumir o cargo de deputado, Alberto Machado já pediu a suspensão de mandato como autarca três vezes, aprovadas por unanimidade, tendo a última ocorrido a 23 de dezembro. Desde fevereiro de 2024 que quem assume o cargo na presidência é Ana Rita Dias, que era na altura Vice-Presidente da Câmara Municipal.

Alberto Machado podia suspender o mandato por 180 dias, mas decidiu regressar à Assembleia da República.

Sara Esteves

Foto: DR

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Bombeiros alertam para cuidados redobrados no uso de sistemas de aquecimento

Os Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar alertam para...

Reportagem do Notícias de Aguiar vence prémio de jornalismo regional

Uma reportagem do jornalista e ex-diretor do Notícias de...

Associação empresarial lança Concurso de Montras de Natal para promover o comércio local

A Associação Empresarial do Corgo (AE Corgo), com sede...

Câmara de Vila Pouca de Aguiar aprova redução da participação do IRS

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar aprovou...