A região terá acesso a ferramentas e metodologias para realizar uma avaliação multirriscos climáticos, refere a CIMAT.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) foi selecionada, de entre os 263 candidatos, para integrar o projeto europeu CLIMAAX (CLIMAte risk and vulnerability Assessment framework and toolboX), no âmbito do programa Horizonte Europa, disse a CIMAT.
O financiamento que ascende os 190 mil euros, permitirá segundo esta Comunidade Intermunicipal, desenvolver uma avaliação multirriscos climática da região e promover a adaptação às alterações climáticas e mitigação dos seus impactos.
O projeto, denominado “Avaliação Multirriscos Climáticos da região do Alto Tâmega para apoiar a tomada de decisão em ações de adaptação às alterações climáticas” (CLIMAAX_AT), teve início a 1 de março e tem uma duração de 22 meses.
“O principal objetivo é fortalecer a resiliência climática da região, através da capacitação das comunidades locais, reforço da monitorização dos riscos climáticos e implementação de estratégias eficazes de adaptação e mitigação”, refere a CIMAT em nota enviada.
O projeto prevê ainda a incorporação das avaliações de risco climático nos Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil (PMEPC), “permitindo um planeamento estratégico mais eficaz e alinhado com as necessidades da região”, explica ainda esta Comunidade Intermunicipal.
Com a participação neste projeto, a região terá acesso a ferramentas e metodologias para realizar uma avaliação multirriscos climáticos, “o que ajuda a melhorar a gestão de catástrofes e a criar planos de adaptação climática mais eficazes”.
Foto ilustrativa