Ana Rita Dias foi empossada de Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar e, no seu discurso de tomada de posse, começou por referir que “o futuro do concelho não se decide pela soma das diferenças, mas pela capacidade de encontrar pontos de encontro”, afirmando acreditar que “a estabilidade que os Aguiarenses esperam de nós constrói-se com o verdadeiro e reconhecido respeito, cooperação e sentido de missão e sempre com lealdade para quem em nós confiou”.

A autarca salientou “estarei sempre disponível para construir pontes e soluções que sirvam o interesse coletivo, o superior interesse dos Aguiarenses e da nossa Terra”, classificando o mandato autárquico para os próximos quatro anos como sendo de “carácter social e empreendedor”.
Na sessão de instalação dos órgãos do Município de 27 de outubro, a autarca anunciou o “reforço dos programas de apoio social, promoveremos habitação acessível e serviços públicos de proximidade, mais respostas na saúde, na educação e inclusão e no desporto”, e no investimento “apostarei na criação de mais emprego, mais oportunidades para os jovens, apoio aos empreendedores locais e valorização da agricultura” para o crescimento do comércio local e para a melhoria da qualidade de vida, na mobilidade urbana com sustentabilidade “requalificaremos várias zonas urbanas” do concelho para melhorar as acessibilidades e lazer com qualidade de vida em todas as freguesias.
Ana Rita Dias quer “um concelho mais coeso, mais solidário e mais inclusivo”, salientando que pretende que “as associações locais e as instituições sociais sejam verdadeiros parceiros para contribuir para este equilíbrio e para esta equidade social”.
A autarca quer fazer de Vila Pouca de Aguiar “uma terra melhor para viver, trabalhar e sonhar”, esta será “a minha prioridade todos os dias” durante os próximos quatro anos.
A sessão começou pelas 17 horas no salão do Centro Municipal de Proteção Civil com Álvaro de Sousa, presidente da Assembleia cessante, a proceder à instalação da nova assembleia decorrente dos resultados das eleições autárquicas de 12 de outubro, tendo iniciado com os presidentes de Junta que por inerência fazem parte da Assembleia Municipal, a saber: Anabela Machado por Alfarela de Jales; Jorge Fernandes por Alvão; Ricardo Pinto por Bornes de Aguiar; João Videira por Bragado; Sandra Pinto por Capeludos de Aguiar; José Carlos dos Anjos por Sabroso de Aguiar; Vera Martins por Soutelo de Aguiar; Luís de Sousa por Telões; Jéssica Batista por Tresminas; Liliana Rodrigues pela União das Freguesias de Pensalvos e Parada de Monteiros; João Paulo Santos por Valoura; Daniel Alves por Vila Pouca de Aguiar; Manuel Borges por Vreia de Bornes e Sandra Mendes por Vreia de Jales.
Depois de empossados todos os deputados municipais, procedeu-se à eleição da mesa da Assembleia Municipal, com apresentação das listas A (15 votos) e B (19 votos) e um voto nulo. Na sequência desta eleição, Maria João Fernandes, ladeada pelos secretários José Júnior e Anabela Reguengo, deu continuidade aos trabalhos da primeira reunião que ainda incluiu mais um ponto, a designação dos deputados Daniel Alves (efetivo) e José Carlos dos Anjos (suplente) como representantes locais no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses.








