Atleta João Gonçalves, com raízes aguiarenses, sagra-se campeão mundial de ténis de mesa

Data:

João Soldado Gonçalves, de 31 anos, atleta do Sporting Clube de Portugal, conquistou uma vez mais a medalha de ouro desta vez no Campeonato Mundial de Ténis de Mesa Virtus, para atletas com Síndrome de Down, que decorreu na cidade de Cairo, no Egipto, de 1 a 8 de novembro.

O mesatenista João Gonçalves, treinado por Marco Rodrigues, e filho do aguiarense António Gonçalves, natural de Bornes de Aguiar, sagrou-se campeão mundial na prova de Singulares, após vitória por 3-0 diante do jogador francês Jean Bachevellier. Na meia final, o atleta já havia derrotado outro jogador francês Aymeric Gouyaud por 3-2.

Já na competição de Pares Mistos, João Soldado formou par com Leisan Zaripova, NVA (Neutral Virtus Athlete), e acabou derrotado na partida da final contra o par francês Lucile Poquet e Aymeric Gouyaud por 3-2, conquistando a Medalha de Prata.

A Medalha de Bronze foi conseguida nos Pares Masculinos, fazendo par com o jogador francês Octave Jeanpierre, após vitória por 3-1 nos quartos-de-final contra o par egípcio Youssef Mohamed / Kareem Elzeiny e derrota na meia final por 3-2 contra o par francês Aymeric Gouyaud / Jean Bachevellier.

João Soldado termina assim este Mundial com três medalhas arrecadadas, uma de ouro, uma de prata e uma de bronze.

No regresso a Lisboa, João Soldado disse sentir-se “bem”. “Foi muito bom. Consegui, mas foi difícil. Tive duas finais de pares e outra de individuais. No futuro, quero mais medalhas”, destacou à Sporting TV.

Marco Rodrigues, treinador de João Soldado Gonçalves, destacou relevância da organização da prova. “A VIRTUS é, a nível mundial, a instituição que está na linha da frente para tentar regulamentar a síndrome de Down e, de alguma forma, promovê-lo ao movimento Paralímpico. Nesse sentido, é muito importante estarmos presentes e conseguir um bom resultado. A medalha de ouro nos singulares é isso mesmo”, disse ainda ao mesmo canal.

De recordar que João Gonçalves, pela Seleção Nacional é tricampeão da Europa de ténis de mesa e campeão nacional da modalidade desde 2015.

 O atleta no próximo ano deverá competir na Bulgária.

Sara Esteves

Fotos: Federação Portuguesa de Ténis de Mesa e DR

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Colisão frontal causa um ferido grave em Pedras Salgadas

Um homem de 22 anos sofreu ferimentos graves na...

Furto de plantas em floreiras públicas leva município a apelar à colaboração da população

O Município de Vila Pouca de Aguiar denunciou esta...

Oposição reprova representantes municipais na EHATB e no Agrupamento

Os três vereadores do Partido Socialista (PS) e o...

Centro Social Paroquial Padre Sebastião Esteves distinguido como entidade empregadora inclusiva

O Centro Social Paroquial Padre Sebastião Esteves, em Vila...