Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

Data:

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que atribuiu o selo de mérito ao Município de Vila Pouca de Aguiar. Desta forma, a Câmara de Vila Pouca de Aguiar consolida a sua presença na rede de autarquias que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

O Movimento realça que «Como resultado do reconhecimento do vosso projeto estar como um dos que obtiveram as melhores avaliações globais (com base nos diferentes critérios que constam no regulamento), poderão agora utilizar o selo de mérito», até ao final de 2024.

Vila Pouca de Aguiar é assim uma das 59 autarquias selecionadas pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).

Sobre a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais: «Por forma a concretizar a missão do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais concretiza-se, anualmente, a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) para integrar os municípios e as freguesias do território nacional português que adotem as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, sejam de que região for. A RACCI é portanto uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo ou formalmente por municípios e freguesias nesta área, em Portugal, através da atribuição de selos de mérito».

Sobre o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais: «Reconhecidos recentemente por um Estatuto que, apesar de um importante avanço social, continua incapaz de travar por completo o perpetuar de algumas injustiças, os cuidadores têm estado em destaque nos últimos tempos. E é porque, apesar de insubstituíveis, muitos continuam ainda invisíveis, que a Merck Portugal decidiu, no seguimento de um projeto corporativo global, o ‘Embracing Carers’, lançar, em 2020, no País um Movimento que tem como missão ‘Cuidar dos Cuidadores Informais’. Este movimento, apoiado pela Merck, conta com dezenas de associações portuguesas que têm como objetivo concretizar projetos capazes de ajudar, na prática, quem cuida, seja do marido, da mulher, de um filho, do pai, da mãe».

Fonte: CM Vila Pouca de Aguiar

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...