Barragem de Gouvães atinge cota máxima

Data:

Esta semana, a Barragem de Gouvães atingiu os 885 metros, a cota máxima desta albufeira localizada no planalto do Alvão, concelho de Vila Pouca de Aguiar. O momento simbólico serve também de testes de resistência do betão e do circuito hidráulico desta barragem que integra o Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET).

No local, considerado um belo espelho de água, o anfitrião da Freguesia do Alvão, António Guedes, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, a responsável ambiental da Iberdrola, Sara Hoya e o gestor do Sistema, Rafael Chacon, testemunharam o momento junto à água. O enchimento de albufeira varia, assim, entre 873m° (cota mínima) e 885m (cota máxima).

Alberto Machado não tem dúvidas da importância estratégica desta barragem, não só na produção hidroelétrica de benefício energético verde para o país, mas acima de tudo da reserva de água de abastecimento público que, devido às alterações climatéricas, é inqualificável. O autarca diz mesmo que esta reserva de água tratada para consumo é “a satisfação do objetivo mais importante dos mandatos, para que todas as pessoas tenham consciência do que estamos a falar, é o bem mais precioso e escasso, a água”.

A nova Estação de Tratamento de Água está já com 120 m3 água por hora e o objetivo é alcançar os 160 m3/h. Se o serviço de água em alta (ponto de entrega antes da rede) tivesse sido adquirido como previsto pela Águas do Norte ao custo de 0,57€/M3, “o sistema teria um custo para os aguiarenses de mais de 600 mil Euros/ano”. O autarca sublinha que a Estação de Tratamento de Água é património de todos.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...