Em parceira com o Contrato Local de Desenvolvimento Social de Quarta Geração (CLDS-4G), o jornal Notícias de Aguiar tem vindo a percorrer as aldeias do concelho em busca de histórias antigas, que suscitam o interesse dos leitores. Nesta edição, a aldeia do Bragado foi o local escolhido para esta recolha de memórias.
No âmbito das atividades enquadradas no programa Sempre Ativo, dinamizado pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social de Quarta Geração (CLDS-4G) de Vila Pouca de Aguiar, é possível ir buscar ao fundo do baú as recordações que os mais velhos têm para partilhar e que, depois de compiladas, criam um verdadeiro livro de memórias.
Entre as histórias bem guardadas no fundo da memória da população mais velha, que não podem ser contadas a quem vem de fora, há outras que saltam rapidamente para cima da mesa, acompanhadas de um sorriso rasgado provocado pela saudade desses tempos.
É o caso de Bragado, onde na atividade da passada quinta-feira, dia 19 de janeiro, se reuniram três amigas de longa data e à medida que desenvolviam a atividade sugerida pelas técnicas do CLDS-4G, a memória ia dando frutos.
Desde o antigo casario situado no centro da aldeia, que acolhia festas para a juventude toda há mais de 60 anos, até aos disputados jogos de futebol que o Bragado vivenciava, eram muitas as recordações de uma aldeia unida.
Reportagem completa na edição nº 413 do Notícias de Aguiar, esta semana nas bancas!