A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar aprovou na quinta-feira, 29 de janeiro, em reunião ordinária, 22 pontos da ordem de trabalhos, incluindo obras de saneamento, apoios sociais, educação e a revisão de regulamentos municipais.

Entre as deliberações aprovadas está a ata da reunião de 22 de janeiro e a minuta do Contrato-Programa com a EHATB — Empreendimentos Hidrelétricos do Alto Tâmega e Barroso, S.A.
No setor das infraestruturas, o executivo deu luz verde à empreitada de “Extensão e Reabilitação das Redes de Drenagem de Águas Residuais (Bragado; Sabroso; Cardal; Telões)”, bem como a três propostas na área de obras e urbanismo.
Foi também aprovada a “prorrogação excecional de Prazo de Vigência do Contrato relativa à prestação de serviços de recolha e transporte a destino final de resíduos sólidos urbanos”, que inclui o fornecimento, colocação, lavagem e manutenção de contentores no concelho, lê-se numa nota publicada pela autarquia.
Na área da educação, o município aprovou um apoio financeiro para uma visita de estudo ao Alentejo e à Região Oeste, no âmbito da disciplina de Geografia A, promovida pelo Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar.
No campo social, o executivo aprovou a adesão à “Carta Portuguesa da Diversidade” e a manutenção de regalias sociais aos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar para o ano de 2026, a par de duas propostas adicionais de apoio à corporação, lê-se na mesma nota.
Foram ainda aprovadas renovações de cartões sociais e cartões Abem, assim como a atribuição e reavaliação de subsídios escolares para o ano letivo 2025/2026.
A reunião ficou também marcada pela aprovação do início do procedimento de revisão do regulamento do Centro Hípico de Pedras Salgadas e pela revisão dos regulamentos relativos ao “Serviço de Abastecimento Público de Água; Serviço de Saneamento e Águas Residuais; Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos”.
Foto: CM Vila Pouca de Aguiar


