Câmara de Vila Pouca de Aguiar aprova redução da participação do IRS

Data:

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar aprovou na quinta-feira, 04 de dezembro, a redução da participação do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) de 5% para 2,5%.

A proposta do Partido Socialista (PS), que será submetida à Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar, foi aprovada pelo Partido Social Democrata (PSD) e pelo Movimento Aguiarense Independente (MAI) em reunião do executivo, nos Paços do Concelho, presidida pela social democrata Ana Rita Dias.

A redução do IRS foi aprovada com os votos favoráveis do PSD (três vereadores, incluindo a presidente) e o MAI (um vereador eleito).

A proposta aprovada prevê uma descida do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) de 5% para 2,5%.

A presidente da Câmara, Ana Rita Dias, declarou a aceitação e concordância com a proposta que, “no período difícil em que se atravessa, irá aliviar as famílias do nosso concelho”, referiu a autarca.

Através de um comunicado, o PSD manifestou a aprovação à proposta apresentada pelo PS e reconheceu que, “apesar do esforço financeiro que a autarquia de Vila Pouca de Aguiar terá que fazer, para suportar este corte, as famílias serão sempre a prioridade”.

Os sociais democratas entendem que “o impacto do corte de cerca de 186.000, 00 euros no orçamento municipal será um investimento vital no bem-estar da população Aguiarense, reforçando a importância de aumentar o poder de compra e estimular a economia local”.

O PSD diz estar “comprometido em apoiar políticas que beneficiem a nossa comunidade”, e acredita que esta redução do IRS “é um passo para criar mais prosperidade nas nossas famílias”.

O PS referiu também em comunicado que “desde 2013, os aguiarenses contribuíram com cerca de 3,4 milhões de euros em IRS Municipal” e com esta redução, “uma parte significativa destes recursos será devolvida às famílias, aliviando a carga fiscal e reforçando o poder de compra dos agregados familiares.

Também o MAI votou favoravelmente por entender que esta medida “representa um benefício direto e imediato para as famílias aguiarenses”, disse numa nota publicada.

O MAI considera que “qualquer proposta que traga justiça fiscal, promova maior equilíbrio social e apoie o orçamento das famílias deve merecer um voto responsável e construtivo”.

A Câmara de Vila Pouca de Aguiar aprovou ainda, por unanimidade 17 pontos na ordem do dia, com destaque para a aprovação de cinco propostas relativas a alegados consumos exagerados de água, cinco propostas relativas a urbanismo e obras/licenciamentos, duas para apoios à comunidade educativa, e ainda relativamente a Áreas de Reabilitação Urbana, entre outras.

O executivo de Vila Pouca de Aguiar é composto por três eleitos do PSD (os vereadores José Luís Teixeira e Diogo Emanuel Fernandes, incluindo a presidente Ana Rita Dias), que governa sem maioria, três vereadores do PS (Manuel Borges Machado, Sofia Raquel Guedes e Pedro Rui Crespo) e um vereador do MAI (José Alberto Diegas).

Sara Esteves

Foto: CM Vila Pouca de Aguiar

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Bombeiros alertam para cuidados redobrados no uso de sistemas de aquecimento

Os Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar alertam para...

Reportagem do Notícias de Aguiar vence prémio de jornalismo regional

Uma reportagem do jornalista e ex-diretor do Notícias de...

Associação empresarial lança Concurso de Montras de Natal para promover o comércio local

A Associação Empresarial do Corgo (AE Corgo), com sede...

Atletas do CMT Vila Pouca com boas prestações no Torneio de Abertura

A Associação de Atletismo de Vila Real (AAVR) realizou...