O Centro Hípico de Pedras Salgadas (CHPS) está dotado de excelentes condições que o colocam entre os melhores do país, foi possível recuperar a tradição do hipismo em Pedras Salgadas e em todo o concelho de Vila Pouca de Aguiar.
Para tal, o espaço das Romanas foi intervencionado para melhorar o recinto desportivo contemplando um picadeiro interior e um picadeiro exterior, 32 boxes, bancadas com áreas sociais, casa do tratador e armazém, entre outras infraestruturas.
Neste momento, o CHPS tem 26 cavalos alojados, com aulas de saltos e dressage, com 63 alunos inscritos nas aulas de equitação. Com a dinâmica do Centro Hípico, a atividade equestre da região está concentrada na vila termal, próximo do Parque Termal de Pedras Salgadas, donde brotam as nascentes de água mineral, integradas numa extensa área florestal, pautada por espécies exóticas de elevado valor ornamental.

Cerca de meia centena de utentes usufrui de equitação terapêutica
O Centro Hípico de Pedras Salgadas apresenta uma localização privilegiada, que permite o desenvolvimento de parcerias e atividades de interação com a comunidade, proporcionando também a equitação com fins curativos.
A equitação terapêutica é realizada por uma equipa especializada, constituída por uma psicóloga e um fisioterapeuta, e atualmente há 46 utentes que usufruem das terapias assistidas.
Novos projetos e dinâmicas a desenvolver no Centro Hípico de Pedras Salgadas
Apesar da sua relevância patrimonial, arquitetónica e histórica, o Centro Hípico de Pedras Salgadas ainda tem potencial para ser mais explorado pelo visitante autónomo. O projeto «Glória Hípica» surge para responder a esta necessidade, através da criação de um percurso expositivo exterior, complementado por conteúdos instalados em determinados espaços interiores. Este percurso inclui informação sobre a história do concurso de saltos de obstáculos, um friso cronológico e uma identidade gráfica própria que reforça a comunicação e valorização deste património.
Além disso, embora exista atualmente acompanhamento e visita guiada para grupos organizados mediante reserva, pretende-se melhorar significativamente a experiência do visitante ocasional (casais, famílias e grupos de amigos), especialmente os que percorrem a Rota da Estrada Nacional 2. O projeto «Glória Hípica» contribuirá para esta melhoria através da requalificação da sala de acolhimento ao visitante, da valorização da sala inferior da bancada do picadeiro e da criação de nova sinalética informativa e indicativa dos diversos espaços. Esta intervenção pretende elevar a qualidade da experiência turística, tanto para grupos organizados como para visitantes autónomos.
O número de grupos excursionistas em Pedras Salgadas tem vindo a aumentar, impulsionado pela dinâmica do Welcome Center de Pedras Salgadas e pelos alojamentos hoteleiros existentes. Para estes grupos, pretende-se estabelecer parcerias com agentes turísticos e criar um roteiro que envolva o Parque Termal, um troço do Caminho de Santiago e o respetivo acesso ao Centro Hípico. Este percurso permitirá organizar um programa de baixa dificuldade e sem necessidade de transporte motorizado. O regresso ao hotel poderá ser efetuado pela Ecopista, acrescentando autonomia e diversidade à experiência.
Por fim, pretende-se criar um espaço adequado para acolher visitantes espontâneos, acompanhar experiências de batismo a cavalo ou passeios equestres, desenvolver uma linha de merchandising associada à imagem «Glória Hípica» e melhorar a zona de café/lounge, mantendo uma lógica de autoatendimento.
Para a presidente da Câmara Municipal, Ana Rita Dias, «estas novas dinâmicas associadas à arte equestre visam potenciar as capacidades e os recursos que o Centro Hípico de Pedras Salgadas já possui. Pretendemos valorizar o CHPS como produto turístico e posicioná-lo como complemento estratégico às restantes ofertas turísticas do concelho».


