CLDS-4G dinamizou workshops de promoção à inserção social em Campo de Jales

Data:

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar, no âmbito do Programa CLDS-4G, realizou no dia 23 de novembro, no Salão do Conselho Diretivo dos Baldios em Campo de Jales, duas ações designadas de “Inserção +” e “Poupar e Gerir o Orçamento Familiar”, enquadradas no Eixo de Intervenção 1 – Emprego, Formação e Qualificação, e Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, preventiva da pobreza infantil, respetivamente.

Estas ações foram realizadas em parceira com o Núcleo Local de Inserção (NLI) de Vila Pouca de Aguiar, entidade responsável por encaminhar e convocar os beneficiários, com o objetivo de favorecer e promover a inserção social, laboral e comunitária dos mesmos.

Na primeira parte da ação foi realizada uma sessão de informação intitulada “Inserção +”, com a finalidade de informar os beneficiários sobre o conteúdos e abrangência das medidas ativas de emprego, nomeadamente alguns mecanismos de apoio em vigor, que podem favorecer a inserção ou reinserção profissional dos mesmos no contexto de trabalho, tais como os apoios à contratação (Medida Incentivo ATIVAR.PT e Isenções e Reduções da TSU), a Medida Emprego Inserção + e os Estágios Profissionais ATIVAR.PT.

Na segunda parte da ação foi realizado um workshop sobre “Poupar e Gerir o Orçamento Familiar”, dirigido aos agregados familiares de baixo rendimento, com o propósito de capacitar, aconselhar e desenvolver competências ao nível da gestão do orçamento familiar. Com base nestes objetivos, foram apresentadas as principais etapas na elaboração de um orçamento, nomeadamente identificar e prever os rendimentos e as despesas, bem como estabelecer objetivos de poupança.

Foram entregues aos beneficiários folhetos informativos com algumas dicas e conselhos que podem utilizar para poupar no seu dia-a-dia, bem como um simulador para utilizarem como auxílio na preparação do orçamento familiar.

Esta ação contou ainda com o apoio da Junta de Freguesa de Vreia de Jales, que disponibilizou o espaço para a realização das atividades.

O Programa CLDS-4G é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...