A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar, no âmbito do Programa CLDS-4G, realizou no dia 23 de novembro, no Salão do Conselho Diretivo dos Baldios em Campo de Jales, duas ações designadas de “Inserção +” e “Poupar e Gerir o Orçamento Familiar”, enquadradas no Eixo de Intervenção 1 – Emprego, Formação e Qualificação, e Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, preventiva da pobreza infantil, respetivamente.
Estas ações foram realizadas em parceira com o Núcleo Local de Inserção (NLI) de Vila Pouca de Aguiar, entidade responsável por encaminhar e convocar os beneficiários, com o objetivo de favorecer e promover a inserção social, laboral e comunitária dos mesmos.
Na primeira parte da ação foi realizada uma sessão de informação intitulada “Inserção +”, com a finalidade de informar os beneficiários sobre o conteúdos e abrangência das medidas ativas de emprego, nomeadamente alguns mecanismos de apoio em vigor, que podem favorecer a inserção ou reinserção profissional dos mesmos no contexto de trabalho, tais como os apoios à contratação (Medida Incentivo ATIVAR.PT e Isenções e Reduções da TSU), a Medida Emprego Inserção + e os Estágios Profissionais ATIVAR.PT.
Na segunda parte da ação foi realizado um workshop sobre “Poupar e Gerir o Orçamento Familiar”, dirigido aos agregados familiares de baixo rendimento, com o propósito de capacitar, aconselhar e desenvolver competências ao nível da gestão do orçamento familiar. Com base nestes objetivos, foram apresentadas as principais etapas na elaboração de um orçamento, nomeadamente identificar e prever os rendimentos e as despesas, bem como estabelecer objetivos de poupança.
Foram entregues aos beneficiários folhetos informativos com algumas dicas e conselhos que podem utilizar para poupar no seu dia-a-dia, bem como um simulador para utilizarem como auxílio na preparação do orçamento familiar.
Esta ação contou ainda com o apoio da Junta de Freguesa de Vreia de Jales, que disponibilizou o espaço para a realização das atividades.
O Programa CLDS-4G é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.