Covid-19: ARS Norte preocupada com subida de casos da variante delta na região

Data:

O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, participou na quinta-feira, dia 1 de julho, em representação da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIM-AT), em mais uma reunião por videoconferência com a Autoridade Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), para fazer um ponto da situação da evolução da pandemia na região.

A ARS Norte informou que Portugal é o segundo país da Europa, atrás do Reino Unido, com mais novos casos de Covid-19 e que o rácio de transmissibilidade (RT), critério que indica o grau de contágio do vírus, no Norte se situa nos 1,15%.

Com o número de novas infeções a subir diariamente, a Autoridade de Saúde Regional acredita que sejam os efeitos dos festejos alusivos ao São João, sobretudo na zona Norte, e que esse crescimento faça subir o RT para 1.30% na região Norte.

Também no Algarve já se sentem os efeitos do fim de semana prologando do feriado do 10 de junho, o que fez com que muita gente optasse por rumar a sul para passar umas miniférias, dando origem a grandes concentrações de pessoas naquela região do país.

Estes dados demonstram que quando existem ajuntamentos de pessoas sem os devidos cuidados, a transmissibilidade do vírus aumenta exponencialmente, afetando sobretudo os jovens entre os 20 e os 29 anos, faixa etária que ainda não foi vacinada e é mais propensa a convívios sem cumprimento das regras.

Número de casos está a aumentar no Alto Tâmega

A Autoridade de Saúde Regional mostrou-se “apreensiva” com a rápida evolução da variante Delta, por ser mais contagiosa, e considera que “a solução passa por intensificar a capacidade de vacinação, de forma que haja um efeito mais rápido na proteção das pessoas, aumentar a testagem dos casos suspeitos, bem como reforçar o cumprimento das regras emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nomeadamente o uso de máscara e o distanciamento físico e social”.

No caso concreto da região do Alto Tâmega, e apesar da situação pandémica ser bastante favorável, Fernando Queiroga mostrou-se “preocupado” com registo de cada vez mais casos de Covid-19. Nesse sentido, o autarca “apela ao bom senso da população, para que continuem a cumprir as regras estabelecidas pelas Autoridades de Saúde e a evitarem-se comportamentos de risco que coloquem em causa a saúde das populações, assim como a recuperação económica dos comerciantes durante os meses de verão”.

Fernando Queiroga reforçou a mensagem de prevenção face à pandemia. “A luta contra a Covid-19 depende de todos e todos devemos fazer o que está ao nosso alcance para combater o vírus, por isso é fundamental que se redobrarem cuidados em eventuais encontros familiares e celebrações religiosas”, disse.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...