Cerca de meia centena de produtores de cebola irá marcar presença na secular Feira das Cebolas, que acontece no dia 25 de setembro, mas a grande maioria começará a escoar produtos do campo no dia 24.
No recinto da feira, desde as 9 horas, haverá expositores com produtos locais e tasquinhas com caldo de cebola e para as refeições acresce petiscos de cebolada, pataniscas, feijoada, peixe de escabeche e outras iguarias gastronómicas. Os restaurantes locais associam-se ao acontecimento regional.
As atividades socioeconómicas, culturais e desportivas irão decorrer quase todas nos dias 24 e 25 de setembro nas praças Luis de Camões, Camilo Castelo Branco, João Paulo II, Mercado Municipal e Complexo Desportivo.
No dia 24 de manhã, venda de produtos locais, caldo de cebola e no almoço mais iguarias; à tarde haverá animação popular com jogo do malhão, corrida de burros, concertinas, corrida de cavalos e, depois do jantar, desfolhada à moda antiga pela associação ACREPES.
No dia 25 de setembro de manhã haverá concurso nacional de raça caprina, a tradição de encabar as cebolas, concertinas, teatro de rua com a Filandorra, concurso da maior cebola e, depois de almoço, concurso pecuária, concertinas, mostra de carneiras e chegas de bois; à noite, o baile das cebolas com a banda Kampus; muitas iniciativas com bastante adesão popular.
Tem 700 anos o mais antigo documento que refere a feira aguiarense (documentos mostram que em 1319 esta feira foi proibida por D. Fernando, por prejudicar a feira de Vila Real; a restituição da feira é rubricada em setembro de 1417, por D. João I).