Enchimento da barragem de Daivões já começou e depende agora das chuvas

Alto Tâmega

O enchimento da albufeira de Daivões, barragem localizada em Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, e inserida no Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET), já foi iniciado e depende agora das chuvas dos próximos meses, revelou hoje a Iberdrola.

“O túnel de desvio de Daivões já foi fechado durante o mês de agosto. Portanto, o enchimento já foi iniciado conforme previsto e agora vai depender logicamente das chuvas dos próximos meses”, explicou a elétrica espanhola.

Questionada pela Lusa sobre um ponto da situação sobre o SET, a Iberdrola realçou ainda que todo o processo está a decorrer “de acordo com o Plano de Enchimento aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente”.

A empresa mantém a previsão para que em 2021 arranque a exploração comercial na barragem de Daivões.

Na mesma resposta, a elétrica espanhola revelou que os trabalhos de betonagem da barragem e central do Alto Tâmega, outra das barragens que compõe o SET, foram adjudicados à empresa portuguesa Conduril e “terão uma duração de aproximadamente três anos”.

As obras de escavação da barragem e da central, que se tinham desenvolvido nos últimos meses, já foram totalmente concluídas e os trabalhos da empresa Conduril tiveram início em julho, acrescentou.

A empresa assegura ainda que estas têm decorrido “no mais estrito respeito pelas normas de segurança no trabalho e tendo em conta o plano de contingência adotado pela Iberdrola para fazer face à pandemia de covid-19”

Fonte: Lusa

Autor

Menu