Serão prestadas informações sobre a Feira e curiosidades relacionadas com o Município de Vila Pouca de Aguiar onde decorrerá o evento.
De 15 a 24 de setembro, o Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso (PTAT) será palco de uma ação de promoção da Feira das Cebolas, considerado um dos eventos mais emblemáticos de Vila Pouca de Aguiar que decorre de 25 a 27 de setembro.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Município de Vila Pouca de Aguiar, tem como objetivo “divulgar este certame tradicional, estreitamente ligado a um produto endógeno de grande importância para a Região”, disse a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT).
Paralelamente, a CIMAT pretende com esta iniciativa “reforçar a promoção turística e cultural do concelho, disponibilizando aos visitantes do PTAT informações sobre a Feira e curiosidades relacionadas com o Município onde se realiza”. Decorrerá ainda no PTAT, e em simultâneo com o Welcome Center de Pedras Salgadas, um passatempo que desafiará os visitantes a adivinhar o peso record da maior cebola já registado nesta feira.
A secular Feira das Cebolas terá lugar na vila aguiarense de 25 a 27 de setembro e destaca-se como uma montra da identidade agrícola e cultural de Vila Pouca de Aguiar que atrai, ano após ano, inúmeros visitantes.
As origens da feira podem remontar a mais de setecentos anos, comprovadas por documentos que mostram que no século XIV, em 1319, a feira de Vila Pouca de Aguiar foi proibida por D. Fernando, por prejudicar a feira de Vila Real. A restituição da feira é rubricada no século XV, em setembro de 1417, por D. João I.
Nos dias de hoje, continua a assumir um papel de relevância no concelho para celebrar a tradição, os sabores e a cultura local. Na Feira das Cebolas os produtos da terra são reis, a gastronomia regional é elevada com a associação dos restaurantes locais, não esquecendo os concursos, atividades do meio rural e a animação ao longo dos três dias. Habitualmente, a feira recebe cerca de meia centena de produtores de cebola e de outros produtos locais.
Quinta-feira, dia 25 de setembro, será o dia com mais atividades programadas, que inicia de manhã, com a mostra e venda de produtos locais e a degustação do caldo de cebola. A desfolhada à moda antiga, nesta edição, contará com a participação dos Jardins de Infância do concelho de Vila Pouca de Aguiar, “para momentos de intergeracionalidade, com interação entre os mais velhos e os mais novos para manter viva esta tradição”o. Antes do almoço ainda há tempo para o concurso da maior cebola, que culmina com a degustação do almoço nas diversas tasquinhas disponíveis.
O concurso pecuário, a mostra de carneiros e a chega de bois são considerados dos momentos mais aguardados e preenchem a tarde do dia 25. Após o jantar, é a vez da desfolhada à moda antiga acompanhada pelo Grupo de Cantares Aguavelames.
Durante o dia, a animação não está esquecida com a participação da Filandorra com um teatro de rua e a sonoridade das concertinas pelas ruas da vila.
Na sexta-feira, dia 26 de setembro, além da programação habitual, haverá demonstração de Mondioring pela equipa canina da Associação Portuguesa de Clubes e Praticantes de Mondioring (APCPM), que tem como objetivo “ser um entretenimento para os espectadores, um jogo de dificuldades progressivas para os participantes e um desporto de competição para os entusiastas do treino”. À noite, Ruizinho de Penacova será o anfitrião no Baile das Cebolas.
O último dia da Feira das Cebolas inclui o aclamado campeonato do jogo do malhão, a corrida de burros e a corrida de cavalos de passo travado.
As atividades estão distribuídas pela Praça Luís de Camões, a Praça Camilo Castelo Branco e o Complexo Desportivo.
Foto: DR