Festival do Bacalhau está de regresso a Chaves

Data:

O Festival do Bacalhau de Chaves, que decorre entre 28 de abril e 1 de maio, quer cativar visitantes portugueses e espanhóis e serve de mote para promover a hotelaria e o património do concelho, foi anunciado.

O Festival Gastronómico do Bacalhau de Chaves pretende, segundo afirmou o vice-presidente da câmara do Norte do distrito de Vila Real, Francisco Melo, “potenciar a economia local nas mais diversas áreas”. O autarca sublinhou ainda que a gastronomia serve de mote para promover a hotelaria e o património do concelho e da região do Alto Tâmega e Barroso.

Francisco Melo disse que o evento pretende atrair visitantes ao território, provenientes do Norte de Portugal, mas também da Galiza, salientado que os vizinhos espanhóis “são grandes apreciadores da forma como é confecionado o bacalhau” em Chaves.

E, depois “do sucesso da primeira edição do festival”, em 2022, o responsável admitiu que este ano se espera ultrapassar o número de visitantes nacionais e internacionais, que terá superado os “10 mil”.

Nesta edição aderiram ao festival 60 restaurantes. Nos dias em que decorre a iniciativa 20 chefs vão participar no concurso gastronómico. No concurso gastronómico serão avaliadas as entradas, os pratos principais, os jovens talentos mais promissores e as inovações gastronómicas mais criativas.

Francisco Melo salientou que “muitos restaurantes têm já uma prática muito antiga na área do bacalhau” e são muitas e variadas as receitas confecionadas. “Pode-se andar aqui uma semana a comer bacalhau sem repetir o modo como ele é feito”, apontou.

O festival prolonga-se por quatro dias e integra ainda os Fins de Semana Gastronómicos, promovidos pela Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Emmy Curl, Fogo Fogo e Brama vão atuar no palco do Festival ArtiManha

O festival de artes decorre de 4 a 6...

Livro “Sabores Pedagógicos” apresentado na Semana da Leitura com receitas de alunos

No dia 28 de março foi lançado o livro...

Ave de rapina devolvida à natureza na Escola de Pedras Salgadas

Dia 28 de março, na Escola Básica Integrada de...

Dia da Árvore celebrado com plantação em zona ardida

Cerca de 400 árvores foram plantadas em Tourencinho, uma...