Gabinete de Apoio ao emigrante em franco crescimento

Data:

Foram centenas de atendimentos ao longo do ano de 2025, mais concretamente 421 atendimentos efetuados no Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE), muitos de acompanhamento de situações, mas algumas dezenas de pessoas procuraram o gabinete pela primeira vez.

O Gabinete de Apoio ao Emigrante é uma estrutura do Município em funcionamento que tem como premissa o auxílio aos nossos emigrantes, que retornam ao nosso concelho e que necessitam de auxílio na sua reintegração, prestado de múltiplas formas, sendo que as principais atividades do gabinete são: Pedidos de pensões de velhice a países estrangeiros; Pedidos de pensão de invalidez a países estrangeiros; Fundos de pensões; Certificados de prova de vida; Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), entre outros assuntos.

A presidente da Câmara Municipal, Ana Rita Dias refere que «o concelho de Vila Pouca de Aguiar tem recebido bem a comunidade emigrante com intercâmbios e encontros socioculturais e está preparado com boas áreas empresariais para investimentos que contribuam para o desenvolvimento sustentável, alguns dos quais promovidos por emigrantes».

Face a 2024 em que se registaram 258 atendimentos, no último ano registou-se um aumento significativo na procura dos serviços prestados com 421 atendimentos. E, contrariamente a 2024, o ano 2025 trouxe um dado novo, os primeiros meses do ano foram os que tiveram mais procura por parte de emigrantes com mais de quarenta atendimentos/mês em média.

Refira-se que o horário de atendimento presencial é todas as quartas, quintas e sextas-feiras, entre as 9h e as 12h30, em Vila Pouca de Aguiar (largo Camilo Castelo Branco).

Emigrantes regressam para investir

Nas mesmas instalações, é prestado apoio a emigrantes e a empresários. Em 2025, cerca de quatro dezenas de utentes procuraram pela primeira vez estes serviços prestados pela autarquia, sendo que muitos são, simultaneamente, emigrantes e empresários.

Neste sentido, há muitos aguiarenses que estão no estrangeiro, mas que almejam regressar a Vila Pouca de Aguiar e abrir os seus negócios nesta região, entre os quais, podemos referir um empresário que está em Espanha e quer trazer a sua empresa de construção civil para o concelho; uma empresária que está em França e que planeia regressar a Vila Pouca de Aguiar a curto prazo e abrir a sua empresa na área das limpezas industriais.

Refira-se, por último, ainda a promoção do concelho a turistas nacionais e estrangeiros que procuram este espaço de informação e esclarecimento, que procuram informações diversas sobre o concelho, designadamente pontos de interesse, tais como o Castelo de Aguiar, as antigas minas de ouro, as águas das Pedras Salgadas, a lagoa no Alvão, a Estrada Nacional 2, entre outros.

O concelho de Vila Pouca de Aguiar tem o território atravessado por vias de comunicação excelentes, quer por Autoestradas como A7 e A24, quer por Estradas Nacionais como a EN2, e está a menos de uma hora de viagem da cidade do Porto (Aeroporto e Porto de Leixões), a meia hora de Espanha, e ainda mais próximo de Património Mundial Classificado como Guimarães e Douro.

Fotos: DR e Carlos Daniel Morais

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

CCDR NORTE disponibiliza formulário para declaração de prejuízos causados por tempestades

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte...

Fotojornalista aguiarense é o autor da foto da capa do anuário da agência Lusa

O fotojornalista Pedro Sarmento Costa esteve, na quinta-feira, dia...

Câmara de Vila Pouca de Aguiar aprova 22 pontos em reunião do executivo

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar aprovou...

Escolas reabrem em Vila Pouca de Aguiar e Montalegre

Os alunos regressaram esta quinta-feira, 29 de janeiro, às...