A Hora do Conto, promovida pela Biblioteca Municipal, tem como objetivo promover a leitura, desenvolvendo ideias, pensamentos e ações e tem como público-alvo os mais novos.

As crianças que frequentam o campo de férias participam nas leituras dos livros infantis organizadas pela equipa da Biblioteca Municipal. Para esta edição foram selecionados os livros intitulados “O dia em que os lápis desistiram” e “Cor de Pele”. Esta atividade educativa inclui crianças na faixa etária dos 3 aos 5, dos 6 aos 9 e dos 10 aos 15 anos de idade.
O livro “O dia em que os lápis desistiram”, de Drew Daywalt com ilustrações de Oliver Jeffers, retrata a vida de um jovem que se depara com um dilema inesperado ao abrir a sua caixa de lápis de cor e descobrir que as suas fiéis ferramentas de colorir entraram em greve. Já o livro “Cor de Pele”, de Desirée Bela-Lobedde e com ilustrações de Lydia Mba, é uma obra reflexiva que aborda questões de identidade, racismo e aceitação.
Segundo a entidade organizadora, o objetivo da Hora do Conto é “incentivar nas crianças o gosto pela leitura” referindo ainda que faz parte “das funções da Biblioteca Municipal”.
Além da atividade de leitura, a Biblioteca Municipal disponibiliza os dois livros selecionados para que os utentes possam usufruir destas leituras em casa, no contexto familiar, tendo ainda outras sugestões livrescas.
Estas ações promovem o hábito de leitura entre os mais novos, fomentando o gosto pela leitura desde tenra idade, independentemente da condição financeira. Para além disso, como as histórias contêm morais que tratam temas da atualidade, servem também para os graúdos começarem a refletir sobre tais assuntos.
Foto: DR


