A depressão Ingrid, que se instalou em território nacional e cujas condições meteorológicas mereceram mais cuidados entre os dias 23 e 24 de janeiro, pintou o concelho aguiarense de branco, num acontecimento sem ocorrências de maior relevância a registar.

Na madrugada de 22 para 23 de janeiro registou-se uma “avaria de Média Tensão (MT)” que afetou “a zona norte do Concelho” devido “à queda de linhas de Média Tensão”. Segundo Duarte Marques, da Proteção Civil de Vila Pouca de Aguiar, a situação ficou “resolvida” ainda no decorrer da madrugada e foi “na zona das Pedras Salgadas, no Vale Norte”.
Por questões de prevenção e segurança dos alunos, os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar encerraram na sexta-feira, dia 23 de janeiro.
As zonas que inspiraram mais cuidados, segundo o Município de Vila Pouca de Aguiar, foram as serras da Padrela e do Alvão onde se verificou uma maior acumulação de neve.
Na manhã do dia 23 de janeiro ocorreu um acidente em cadeia, ao quilómetro 58 da Autoestrada 24 (A24), que envolveu cinco viaturas, um camião, um veículo ligeiro de passageiros e um ligeiro de mercadorias e, posteriormente, um quarto veículo embateu numa viatura da Guarda Nacional Republicana (GNR) que se encontrava a sinalizar o acidente rodoviário. O acidente ocorreu no sentido Vila Real-Vila Pouca de Aguiar, numa altura em que nevava com intensidade e houve a registar dois feridos ligeiros. Devido à queda de neve a via esteve encerrada durante algumas horas entre Fortunho e Vila Pouca de Aguiar que, quando reabriu ao trânsito, apenas se circulava numa via em cada um dos sentidos.

Também a circulação esteve cortada ao trânsito devido à queda de neve intensa no Itinerário Principal 4 (IP4) e na Estrada Nacional 15 (EN15), na zona da serra do Marão.
Apesar de se ter verificado, numa fase inicial, uma queda de neve mais acentuada nos pontos mais altos do concelho de Vila Pouca de Aguiar, na madrugada de dia 23 para 24 também nevou na vila, que acordou pintada de branco num cenário aguardado por muitos aguiarenses.
No decorrer dos dois dias da depressão Ingrid, a Proteção Civil Municipal procedeu a trabalhos de limpeza de neve nas várias estradas do concelho de Vila Pouca de Aguiar, e adiantou que as ocorrências foram sendo “resolvidas e não há danos a registar”.
Também houve um reforço, por parte de várias entidades, na entrega de refeições aos habitantes de aldeias mais isoladas.









Ângela Vermelho
Fotos: DR


