Reportagem do Notícias de Aguiar vence prémio de jornalismo regional

Data:

Uma reportagem do jornalista e ex-diretor do Notícias de Aguiar (NA), Filipe Ribeiro, publicada a 23 de abril de 2024, na edição n.º 474 do NA, foi distinguida pela Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril e da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR).

O trabalho jornalístico “Fernando Giesteira foi uma das quatro vítimas da PIDE no dia 25 de abril de 1974” conquistou o terceiro lugar no Prémio de Imprensa Regional – 50 anos do 25 de Abril, uma iniciativa criada para “reconhecer o melhor jornalismo produzido na imprensa regional e local, com particular enfoque na reflexão sobre os valores e o legado do 25 de Abril”.

O prémio foi entregue a Filipe Ribeiro, autor deste trabalho jornalístico, no sábado, 29 de novembro, numa cerimónia que decorreu no Teatro- Cine de Pombal.

O trabalho recorda uma das quatro vítimas da “Revolução dos Cravos”, Fernando Giesteira, natural de Salto, no concelho de Montalegre, que foi morto pela PIDE, com 18 anos, à porta da sede da polícia política do Estado Novo, em Lisboa. O pai chegou a trabalhar em Vila Pouca de Aguiar nas Minas de Jales e o corpo de ‘Giesteira’ foi sepultado em Vreia de Jales, na aldeia onde moravam os pais, à época.

A edição deste ano registou mais de 60 candidaturas, provenientes de diversas regiões do país. O júri foi composto por dois representantes da ANIR e por um representante da Comissão Comemorativa, o professor João Figueira.

O Prémio ANIR é promovido em parceria entre a Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) e a Comissão Comemorativa, e tem como objetivo “valorizar a liberdade de imprensa, reforçar a visibilidade do jornalismo regional e sublinhar o contributo essencial da comunicação social para a consolidação da democracia portuguesa”, explicam os promotores.

Para a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, os trabalhos distinguidos demonstram “a importância da memória local na construção do conhecimento histórico e no reforço da cultura democrática”. A Comissão explica ainda que, através de abordagens “rigorosas e de uma forte ligação às comunidades”, estas reportagens mostram como os valores de Abril continuam presentes no quotidiano das regiões e na forma como estas se reconhecem na história da democracia portuguesa.

Durante a cerimónia, Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, sublinhou o “orgulho” nesta parceria com a ANIR e destacou a “relevância” da imprensa local e regional “enquanto garante de pluralismo, proximidade e escrutínio democrático”.

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e decorrem até 2026.

Foto: ANIR

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Bombeiros alertam para cuidados redobrados no uso de sistemas de aquecimento

Os Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar alertam para...

Associação empresarial lança Concurso de Montras de Natal para promover o comércio local

A Associação Empresarial do Corgo (AE Corgo), com sede...

Câmara de Vila Pouca de Aguiar aprova redução da participação do IRS

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar aprovou...

Atletas do CMT Vila Pouca com boas prestações no Torneio de Abertura

A Associação de Atletismo de Vila Real (AAVR) realizou...