O Sport Clube de Vila Pouca de Aguiar realizou no sábado, 06 de dezembro, uma gala de Natal que serviu de balanço da atividade do clube e de apresentação das linhas estratégicas para o futuro.
Durante a cerimónia, a Comissão Administrativa sublinhou que a gala, realizada pela primeira vez nestes moldes, reflete a visão e a ambição do clube, que pretende “fazer mais e fazer melhor”, envolvendo cada vez mais a comunidade.
O clube agradeceu o apoio das entidades oficiais presentes, entre as quais o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Diogo Fernandes, os presidentes das juntas de freguesia do Alvão, Jorge Fernandes, e de Telões, Luís Sousa, o antigo presidente da Junta de Freguesia do Alvão, António Guedes, bem como à Junta de Freguesia de Vila Pouca de Aguiar.

Foram igualmente deixadas palavras de reconhecimento aos patrocinadores, empresas e particulares, considerados essenciais para a atividade do clube, assim como à Comissão Administrativa, cujo trabalho diário foi destacado como “fundamental” para o funcionamento da instituição.
No balanço do ano, a direção destacou a abertura da Loja do Adepto, o “aumento significativo” do número de sócios e o reforço da formação, com “mais horas de treino, mais treinadores qualificados e muitos mais jovens atletas”. O clube conta atualmente com mais de 200 atletas filiados e voltou, pela primeira vez em mais de 20 anos, a ter todos os escalões de formação ativos. O Sport Clube Vila Pouca dispõe agora de Academia de Habilidades para crianças dos dois aos cinco anos, nos escalões de Petizes, Traquinas, Sub-10, Sub-11, Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Seniores, além das modalidades de futsal, boccia, caminheiros e veteranos.
A direção destacou ainda a reestruturação da equipa sénior de futebol, uma das mais jovens do campeonato, com grande parte dos atletas sub-20, alguns dos quais já se estrearam oficialmente pela equipa principal.
Entre os projetos em curso está também a revitalização da sede do clube, que deverá voltar a ser um ponto de encontro para sócios, adeptos e comunidade, disseram ainda na Gala. A ambição passa por afirmar o Sport Clube Vila Pouca como “uma referência desportiva” no concelho e no distrito e regressar aos campeonatos nacionais, tanto nas camadas jovens como nos seniores.
A gala terminou com uma homenagem ao ex-presidente Filipe Nascimento, que liderou o clube entre 2012 e 2025, sendo destacado o seu papel na reativação e consolidação do Sport Clube Vila Pouca.
Fotos: SC Vila Pouca de Aguiar


