No passado dia 21 de outubro, o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Eng. Miguel Pinto Luz, visitou o Welcome Center em Pedras Salgadas, no âmbito do percurso que efetuou pela mítica Estrada Nacional 2, durante 4 dias, de Chaves a Faro, com paragens nos 35 municípios da EN2.
Na sua deslocação ao concelho, o Ministro fez-se acompanhar pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Dr. Pedro Machado.







“Ver para Fazer” foi o mote deste roteiro ministerial por uma das estradas mais emblemáticas do país, que percorre o interior de Portugal de norte a sul, ao longo de 738 quilómetros. O Ministro Miguel Pinto Luz pretende fazer uma radiografia das necessidades nestas zonas do interior do país e ouvir dos autarcas dos 35 municípios da EN2 os problemas com que se deparam – e também as suas propostas – ao nível das infraestruturas, da mobilidade, habitação, bem como todos os temas de interesse para os respetivos concelhos.
Ana Rita Dias, Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, refere que já se havia reunido com Miguel Pinto Luz, Ministro das Infraestruturas e Habitação, para debater as necessidades e problemas no concelho. Com a recente visita, apesar de não haver nova reunião, houve oportunidade de abordar os referidos temas que, diz a autarca, o Ministro ainda tinha em mente.
As infraestruturas viárias tiveram mais enfoque, diz Ana Rita Dias, na qual se insere a Estrada Nacional 2, que necessita de requalificação. “É uma estrada percorrida agora até como produto turístico, mas também é uma estrada muito usada no nosso concelho para acessibilidade às várias populações, uma vez que a maior parte dos nossos habitantes tem que usar veículo próprio para chegar a sua casa”.
Também outras preocupações foram levantadas. O nó da Autoestrada 24 (A24) que “foi o motivo principal da reunião com o Senhor Ministro na altura, em que falei da necessidade de facilitarmos o acesso dos empresários do granito à autoestrada para o transporte e, assim, haver uma poupança a nível de combustível e também uma proximidade para entrar em Espanha ou para fazer a distribuição pelo país”. A autarca avança que é uma “questão que está a ser prevista para o próximo orçamento e acredito que num curto espaço de tempo o nó da A24 seja realmente construído” e relembra “já foi assumido este compromisso por diversos membros do Governo e da Assembleia da República que já estiveram no nosso território”. Outro tema nesta linha foi o da Estrada Nacional 212, “que vai para Campo de Jales, que é uma estrada que também está a precisar de alguma manutenção”.
Relativamente à habitação “é uma questão que também está em cima da mesa”. A Presidente da Câmara afirma que têm prevista a “requalificação de edifícios públicos” onde, inclusivamente, o espaço de receção ao Ministro, o Welcome Center – Posto de Turismo de Pedras Salgadas, é um desses exemplos. A vinda de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, veio reforçar “os programas no âmbito do turismo”, incentivando a candidatura dos “edifícios existentes no nosso concelho para reabilitar, e termos mais ofertas turísticas ou ofertas de outra envergadura no nosso concelho com estas medidas”.
Apesar de uma visita rápida, Ana Rita Dias considera que foi produtiva. “Apesar do curto espaço de tempo que estiveram aqui no nosso território, já foi bastante proveitoso com as respostas que tivemos e com as orientações que também nos deram para conseguirmos dar mais ao nosso concelho, tanto a nível de reabilitação de edifícios como da rede viária. Contamos realmente com o apoio do Governo para conseguirmos fazer mais pelo nosso concelho”.
A Estrada Nacional 2 é a mais extensa estrada de Portugal, ligando a cidade de Chaves à cidade de Faro, no Algarve, passando pelo nosso concelho.
No âmbito da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, entretanto criada e da qual o Município de Vila Pouca de Aguiar é sócio fundador, sendo atualmente membro da Direção, foi lançado o Passaporte da EN2, tendo como objetivo incentivar turistas nacionais e estrangeiros a percorrer toda a rota, colecionando os carimbos dos vários concelhos ao longo da EN2.
Quem percorre a EN2, pode visitar a Loja de Turismo de Pedras Salgadas, que conta com exposições temporárias, entre outros atrativos turísticos, como o Parque Termal de Pedras Salgadas, um dos mais belos parques do interior de Portugal, ou o Castelo de Aguiar de Pena, um ponto de elevado interesse turístico, não apenas pelo valor patrimonial e histórico, como também pela sua envolvente paisagística.

