Desde 2019 que as tradicionais Marchas de São João não saem à rua na vila termal de Pedras Salgadas. Este ano, a Praça Ernesto Paralelo será o palco de mais um grande desfile das Marchas de São João, promovidas pela Associação Cultural Recreativa Estudantil de Pedras Salgadas (ACREPES), com a presença de mais cinco grupos, no próximo dia 24 de junho, pelas 21h30 horas.
No ano em que a associação comemora o seu 30º aniversário, Maria Helena Almeida, responsável da ACREPES, adiantou que, neste ano, contam com cerca de 290 participantes.
“Este ano vamos ter mais pessoas a desfilarem connosco. Vamos ter pessoas de todas as idades e mais alguns homens do que em anos anteriores. Esperemos que o São Pedro esteja do nosso lado, para que não haja chuva durante a festa”, disse Maria Helena Almeida.
O desfile arranca junto à Escola de Pedras Salgadas, desce à variante, sobe a Avenida Lopes de Oliveira e termina na Praça Ernesto Paralelo, junto à estação, onde se realizam as tradicionais coreografias e onde estão as bancadas para o público.
No final, haverá fêveras para todos os participantes, numa festa que promete muita animação, “após três anos parados com a pandemia”.
Associação ACREPES, Hotel Sénior das Romanas, Associação Cultural e Recreativa de Rebordochão, Centro Cultural e Recreativo de Bornes de Aguiar, Grupo de Concertinas Maike Calvão e, pela primeira vez, o Centro Cultural Lordelense, de Vila Real, serão os grupos das marchas que vão desfilar no próximo dia 24 de junho.