Casa das Tresmanas: Alojamento Local é opção para turismo em tempos de pandemia

Data:


A procura por unidades de Alojamento Local (AL) cresceu durante a pandemia de COVID-19. O facto de não haver contacto com outros hóspedes, durante a estadia, é um dos atrativos destes alojamentos que habitualmente permitem acolher uma ou duas famílias.

O concelho de Vila Pouca de Aguiar possui algumas unidades de AL registadas que, com a possibilidade de adquirirem o selo “Clean & Safe”, do Turismo de Portugal, podem transformar este período de crise, devido ao novo coronavírus, em oportunidade de negócio. Este selo surgiu no Período de Emergência e pode ser obtido através da declaração “Estabelecimento Saudável & Seguro”.

Estes alojamentos, que, ao contrário dos hotéis, não são para massas, são conhecidos pelo preço acessível. Normalmente, os proprietários habitam no mesmo local, ou próximo dele, são bastante acolhedores, e asseguram serviços de refeição, maioritariamente pequenos-almoços.

A Casa das Tresmanas, na localidade de Tresminas, é um alojamento do concelho que está registado como AL. Esta casa é, de resto, a única unidade hoteleira da freguesia. O objetivo foi aproveitar a proximidade ao Complexo Mineiro Romano e ao Centro Interpretativo das minas, um património que atrai milhares de turistas ao longo do ano.

Casa das Tresmanas “pisca o olho” às três minas

“A Casa das Tresmanas é uma residência familiar, na qual pode desfrutar de um fim de semana ou de uns dias de férias, em regime de dormida e pequeno almoço, num ambiente acolhedor e que lhe permite sentir-se em casa”, pode ler-se na página oficial do alojamento, na internet.

“Sentir-se em casa” é, precisamente, um dos objetivos deste alojamento. Situada na Rua do Souto, em Tresminas, a casa é bastante ampla, possui três quartos e capacidade para seis pessoas. Tem cozinha, que pode ser usada pelos hóspedes, sala de estar, com todas as comodidades, e ainda um espaço exterior (jardim) com vista panorâmica sobre a aldeia, a Igreja Paroquial de São Miguel e o Centro Interpretativo das Minas Romanas. 

O nome faz a ligação entre as três minas e as irmãs, que também são três. “Nós sempre nos demos bem. Fomos sempre muito amigas. Somos três irmãs muito unidas e daí a razão de usarmos esse nome. Também por essa razão foi fácil, para mim, reconstruir a casa da família, uma vez que tive o apoio das minhas irmãs”, contou Fernanda Gomes.

Antes de recuperar a casa da família, em Tresminas, Fernanda residia na cidade do Porto. Foi lá que passou a maior parte da sua vida. Mas regressar à aldeia onde nasceu sempre esteve no horizonte. “Eu fui para lá muito nova, mas sempre quis voltar. Até o meu marido, que não é do concelho, gosta muito de estar aqui”, revelou a proprietária.

Agora, o casal, já aposentado, ocupa o seu tempo a cuidar de uma pequena horta e algumas árvores de frutos num terreno nas imediações da casa, além de dar apoio ao alojamento. Uma das irmãs tem casa mesmo ao lado e outra, a residir fora do concelho, fica feliz por apenas regressar, esporadicamente, como visitante.

Casa das Tresmanas

Morada: Rua do Souto, nº 4. Tresminas

Página: facebook.com/casadastresmanas

E-mail: casadastresmanas@gmail.com

Telefone: 939 504 334

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...