Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar vai comemorar 20 anos

Data:

A Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar vai comemorar 20 anos no próximo fim de semana. Nos dias 4, 5 e 6 de junho, dia em que foi oficialmente inaugurada, haverá momentos culturais, desde exposições, peças de teatro, espetáculos ao ar livre e a apresentação de um livro.

Na sexta-feira, dia 4 de junho, será inaugurada a exposição “Gotas de Cultura”, promovida pela RIBAT – Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Tâmega. Será, ainda, apresentada a exposição documental “Biblioteca Municipal: 20 anos ao serviço da leitura e da comunidade”.

No sábado, dia 5 de junho, às 21h30, será a vez da Banda Musical do Pontido protagonizar um espetáculo de “ensemble” na área exterior do edifício da biblioteca.

O domingo, dia 6 de junho, será o ponto alto das comemorações. O programa prevê a apresentação, pelas 15 horas, do livro infantil “O gato pirete”, de Ana de Morais, seguindo da peça de teatro infantil “Diabos e diabritos num saco de mafarricos”, de Alexandre Parafita, pela Filandorra Teatro do Nordeste. À noite, pelas 21h30, será apresentada outra peça, desta feita “Histórias da vermelhinha”, de Bento da Cruz, protagonizada pela mesma companhia de teatro, também no exterior.

Espaço de leitura inaugurado em 2001

A Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar foi inaugurada a 6 de junho de 2001, pelo então presidente da Câmara, Carlos Ambrósio, na presença do Secretário de Estado da Cultura, João do Nascimento Batista. Esteve ainda presente o antigo Governador Civil do distrito de Vila Real, Artur Vaz, e o então Pároco de Vila Pouca de Aguiar, Padre Sebastião Esteves, que abençoou o momento.

A obra, executada por Arménio de Sousa Gonçalves, empresário local, teve um custo superior a um milhão de euros. Refira-se que perto de metade deste valor foi comparticipado pelo Estado.

Na ocasião, foi apresentado o livro “Tombo da Vila e Termo de Vila Pouca de Aguiar”, de Maria Olinda Santana, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O músico vila-realense Luís Portugal, antigo vocalista dos Jafumega, protagonizou um concerto no exterior.

Algumas datas mais importantes:

– A 14 de abril de 2003, João Aguiar, autor da série juvenil “O Bando dos Quatro”, apresentou o livro “Uma Deusa na Bruma”;

– Os alunos de Vila Pouca de Aguiar, no âmbito das Olimpíadas da Leitura, conviveram com Ana Maria Magalhães, co-autora da série juvenil “Uma Aventura”, em fevereiro de 2004;

– Deslocou-se a Vila Pouca de Aguiar, a 13 de junho de 2008, o General Loureiro dos Santos, natural de Sabrosa, para apresentar o livro “Ameaça Global”;

– Em junho de 2009, Francisco Delgado Rosa veio de Lisboa para apresentar a obra biográfica do avô: “Humberto Delgado, biografia do general sem medo”;

– A 2 de abril de 2011, o deputado José Luís Ferreira, natural de Vila Pouca de Aguiar, apresentou na Biblioteca Municipal “Dez contos de réis e de gente”.

Fonte: Jornal “Mensagens Aguiarenses”, arquivo da Biblioteca Municipal

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...