CIMAT reuniu com Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde

Data:

Decorreu, na manhã de hoje, dia 31 de outubro, uma reunião por videoconferência entre a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) e o Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo.

Esta reunião surgiu no âmbito das diversas interações com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro – EPE ocorridas nas últimas semanas, onde foi possível constatar o elevado risco de encerramento, a partir de amanhã, dia 1 de novembro, do Serviço de Urgência Pediátrica e da Urgência Médico-cirúrgica no seu conjunto, bem como do Serviço de Internamento de Ortopedia da Unidade Hospitalar de Chaves.

Os Presidentes dos municípios que integram esta Comunidade Intermunicipal – Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar – recusam-se a aceitar a solução apresentada que é a de centralizar os serviços acima referidos na Unidade Hospitalar de Vila Real.

Em declarações à comunicação social, Nuno Vaz, Presidente da Câmara Municipal de Chaves, e enquanto porta-voz dos seis municípios, referiu que o Diretor Executivo do SNS “conhece muito bem a realidade da Unidade Hospitalar de Chaves”, nomeadamente, no que diz respeito à Urgência Pediátrica. “Percebemos que ele é da opinião que se deve manter uma resposta a nível da urgência pediátrica”, acrescentou Nuno Vaz, contudo, o autarca frisou que o Diretor Executivo do SNS destacou que “a solução dependerá da disponibilidade dos recursos [humanos] existentes no território”.

Relativamente ao Serviço de Internamento de Ortopedia, Nuno Vaz adiantou que “o que ouvimos do Senhor Diretor Executivo do SNS é que, resolvido este processo negocial com os médicos, certamente que é um serviço para manter, não havendo nenhuma intenção de lhe ser feita qualquer alteração”.

Portanto, “até dezembro a capacidade de resposta vai depender da existência ou não de um acordo com a ordem dos médicos e com os sindicatos, sendo que hoje à tarde haverá uma nova ronda negocial”.

Esta iniciativa surgiu para a CIMAT ter conhecimento da opinião do SNS quanto ao Serviço de Urgência Pediátrica, o Serviço de Internamento de Ortopedia, bem como do serviço de Urgência Médico-cirúrgica, tendo, relativamente a este último, Fernando Araújo transmitido que a sua continuidade não estará em causa.

Os Presidentes participaram nesta reunião a partir da sede da CIMAT, à exceção do Presidente de Ribeira de Pena que esteve presente online.

Recorde-se que foi também solicitada, no passado dia 24 de outubro, uma reunião de urgência com o Senhor Ministro da Saúde, mas até ao momento ainda não foi dada qualquer resposta.

Os autarcas reafirmaram que vão continuar a lutar pelo direito à Saúde do Alto Tâmega e Barroso.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...