XXI Mostra Gastronómica e Feira de Produtos de Outono em Vila Pouca de Aguiar

Data:

Consultar programa

A XXI Mostra Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar vai realizar-se nos dias 28 e 29 de outubro nos restaurantes aderentes e Mercado Municipal. A Mostra Gastronómica é coorganizada entre Câmara Municipal e a empresa EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso.

A apanha da castanha nos frondosos soutos e dos cogumelos silvestres nas montanhas que rodeiam Vila Pouca de Aguiar e a criação de cabritos de raça bravia, nas serras, são atividades económicas de relevo no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Assim, nos dois dias, sábado 28 e domingo 29, haverá Mostra Gastronómica com vários restaurantes a disponibilizarem ementas temáticas que envolvem cabrito, cogumelos e castanhas e outras iguarias regionais como a vitela maronesa. Às mesas vai chegar, por exemplo, o cabrito assado no forno, o creme de castanha, o arroz de míscaros, o risoto de cogumelos silvestres com posta e o pudim de castanha.

O Mercado Municipal, no centro da vila, recebe a Feira dos Produtos de Outono, dando a oportunidade de adquirir diretamente dos produtores locais: castanhas, cogumelos frescos e desidratados, mel aromatizado, amêndoas, feijão, marmelos, compotas, aboboras, entre muitas coisas que fazem e sabem bem num cabaz alimentar.

Programa com atividades culturais e animação musical

No sábado, dia 28 de outubro, depois da abertura da feira ao público, às 10h, a Biblioteca Municipal recebe a “Palestra à volta da Micologia”, às 15h, pela Academia Gastronómica e Cultural da Micologia.

No Mercado Municipal, o conhecido Chefe Duarte Eira dá o mote para a mostra com oficina gastronómica que envolve “Cabrito; Castanhas; Cogumelos”, com início às 16h30. A cozinha ao vivo é um dos pontos altos do certame que envolve chefes, professores e formandos em cozinha e pastelaria.

Depois do jantar nos restaurantes aderentes do certame, à noite, pelas 21h30, terá lugar, no Espaço Multifuncional, o concerto “Nove Aldeias. Um Povo”, um projeto musical que une povoações dos concelhos de Chaves e de Vila Pouca de Aguiar.

No dia seguinte, domingo, dia 29, haverá um workshop de culinária, sob o tema “Cabrito, Castanhas e Cogumelos”, pelo Curso Profissional de Cozinha/Pastelaria do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar. Depois, um atelier infantil, culminando com um magusto popular, a partir das 16h, com animação de concertinas.

De referir que, durante o certame, além da gastronomia, haverá animação musical e, ao lado do mercado, a biblioteca vai abrir portas no primeiro dia para atividades culturais destinadas a toda a comunidade.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...