A aldeia de Zimão, na freguesia de Telões, está a ser varrida por uma onda de envenenamento de cães. Na mesma noite, no dia 27 de julho, estima-se que tenham morrido cinco cães.
O alerta foi dado por André Gomes e Marília Dias, moradores em Zimão, após a sua cadela, uma pastora alemã, ter sido envenenada dentro do próprio jardim.
“No dia 28 de julho, fomos à veterinária, que nos encaminhou diretamente para o Hospital Veterinário de Vila Real. Depois de jantar, o veterinário ligou-nos para nos transmitir a notícia que a nossa cadela não tinha sobrevivido ao envenenamento”, explicaram.
No entanto, não se tratou de um caso isolado na aldeia de Zimão. “Falamos com os vizinhos mais próximos e qual foi o nosso choque quando constatamos que envenenaram três cães a um vizinho. Para além disso, a cadela da vizinha do lado desapareceu, suspeitando que alguém a tivesse envenenado, mas ainda não encontrou o corpo”.
André Gomes já apresentou queixa às autoridades, nomeadamente ao SPNA da GNR, ao ICNF e à autarquia de Vila Pouca de Aguiar.