Festival Internacional “Magos da Guitarra” passa por Vila Pouca de Aguiar

Data:

A segunda edição do Festival Magos da Guitarra está de regresso depois da estreia em 2022. O Festival vai decorrer de 25 de Fevereiro até 25 de Março.

No passado dia 25 o Festival começou em Mirandela, com o concerto de pré-abertura do guitarrista espanhol galardoado Pedro Andrea. O músico já colaborou com nomes como Carlos Santana, Luz Casal, entre outros. No dia 18 de Março Pedro Andrea Quartet atua ainda no Audir em Peso da Régua.

O Festival continua durante o mês de Março em várias localidades da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vão estar presentes guitarristas que sobressaem em múltiplas áreas musicais, como fingerstyle, blues, jazz e flamenco.

Fernando Deghi, considerado um dos mais prestigiados músicos de viola do Brasil e internacionalmente, subiu ao palco do Teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego, no dia 11 de Março. Somam-se na sua trajetória artística 40 anos dedicados a música dividida em dois períodos: violão de concerto de 1977 a 1996 e viola de concerto de 1989 até o momento, onde é uma das grandes referências no campo da composição, inovação e metodologias; o músico brasileiro encerrará a sua participação no Festival, no dia 25 de Março em Vila Pouca de Aguiar, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia.

ArtDanDuo, ou seja, Artur Caldeira e Daniel Paredes, um duo de virtuosos da guitarra clássica, mas cujo repertório abrange outras sonoridades: desde a música erudita, fado, jazz, entre outras, atua no dia 17 de Março em Vila Pouca de Aguiar, e depois no dia 24 em Carrazeda de Ansiães.

Dias 17 e 18 de Março, em Valença do Douro e Lamego, Eduardo Trassierra Trio, detentor dos mais importantes prémios de guitarra flamenca, apresenta uma performance repleta de musicalidade e ritmo, tudo com música flamenca irreprimível, derramando notas no palco para criar uma mistura de emoções e momentos eletrizantes, passando por momentos de improvisação do mais puro jazz.

Rui Fernandes Quarteto fecha o Festival no dia 25 de Março em Peso da Régua, no Audir. Um projeto com um formato único no mundo, que junta instrumentos como o contrabaixo, o piano e a percussão à viola amarantina num quarteto formado por músicos de excelência: Rui Fernandes (viola amarantina), Pedro Neves (piano), Miguel Ângelo (contrabaixo) e Ricardo Coelho (percussão).

O Festival, organizado pela De Mi Para Si, tem como ponto de partida a criação e a apresentação de projetos culturais que marcam pela diferença e que apresentam ao público novas emoções musicais e tornou-se premente a existência desta manifestação cultural alargada que conjugue todas as características e especificidades do novo mundo da guitarra.

Trás-os-Montes e Alto Douro tem assim um festival que também promove o seu território como um todo e proporciona uma iniciativa cultural diferenciadora.

Bilhetes à venda nos locais dos espectáculos.

PROGRAMA

17 Março, 21h30 – ArtDan Duo – Auditório da Santa Casa da Misericórdia – Vila Pouca de Aguiar – Entrada Livre

17 Março, 21h – Eduardo Trassierra Trio – Casa da Cimeira – Valença do Douro – Entrada Livre

18 Março, 21h30 – Eduardo Trassierra Trio – Teatro Ribeiro Conceição – Lamego | Bilhete: € 7,5

18 Março, 21h30 – Pedro Andrea Quartet – AUDIR – Peso da Régua

24 Março, 21h30 – ArtDan Duo – Auditório do CITICA – Carrazeda de Ansiães | Entrada Livre

25 Março, 21h30 – Fernando Deghi – Auditório da Santa Casa da Misericórdia – Vila Pouca de Aguiar – Entrada Livre

25 Março, 21h30 – Rui Fernandes Quarteto – AUDIR – Peso da Régua | Bilhete: € 5

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...