Unidade de Cuidados Paliativos dará lugar a uma Unidade de Convalescença

Data:

A Unidade de Cuidados Paliativos de Vila Pouca de Aguiar, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHMAD), dará lugar a uma Unidade de Convalescença (a primeira do distrito), mantendo-se a unidade no domínio do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A confirmação surgiu após uma reunião, realizada no passado dia 8 de março, entre o presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, acompanhado pelos médicos Álvaro de Sousa, que preside à Assembleia Municipal, e Manuela Castanheira, que detém o pelouro da Saúde, com o Diretor Executivo do SNS, Fernando Araújo, que comunicou a decisão de manter em funcionamento as instalações da Unidade de Vila Pouca de Aguiar, integradas no CHTMAD. A nova valência da Unidade de Convalescença terá 20 camas e entrará em funcionamento logo após as obras de adaptação.

Ficou ainda garantido, nesta reunião, que os funcionários que desempenham funções na atual unidade acompanharão os utentes dos Cuidados Paliativos e, após as obras, poderão optar por uma das duas unidades em funcionamento, a de Chaves (que abrirá em maio) ou a de Vila Pouca de Aguiar.

Na passada semana, Alberto Machado expressou a satisfação sentida com esta solução aos vereadores, aquando da Reunião de Câmara, realizada na manhã do dia 9 de março, e com os funcionários da Unidade, com os quais reuniu no mesmo dia, de tarde.

O autarca expressou, por fim, uma palavra de agradecimento ao Diretor Executivo do SNS, e “a todos os que contribuíram pela continuidade desta Unidade do Serviço Nacional de Saúde neste território, e em especial aos funcionários, cujo excelente desempenho foi um dos principais argumentos na manutenção deste serviço público”.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...