XXI Mostra Gastronómica e Feira de Produtos de Outono em Vila Pouca de Aguiar

Data:

Consultar programa

A XXI Mostra Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar vai realizar-se nos dias 28 e 29 de outubro nos restaurantes aderentes e Mercado Municipal. A Mostra Gastronómica é coorganizada entre Câmara Municipal e a empresa EHATB – Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso.

A apanha da castanha nos frondosos soutos e dos cogumelos silvestres nas montanhas que rodeiam Vila Pouca de Aguiar e a criação de cabritos de raça bravia, nas serras, são atividades económicas de relevo no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Assim, nos dois dias, sábado 28 e domingo 29, haverá Mostra Gastronómica com vários restaurantes a disponibilizarem ementas temáticas que envolvem cabrito, cogumelos e castanhas e outras iguarias regionais como a vitela maronesa. Às mesas vai chegar, por exemplo, o cabrito assado no forno, o creme de castanha, o arroz de míscaros, o risoto de cogumelos silvestres com posta e o pudim de castanha.

O Mercado Municipal, no centro da vila, recebe a Feira dos Produtos de Outono, dando a oportunidade de adquirir diretamente dos produtores locais: castanhas, cogumelos frescos e desidratados, mel aromatizado, amêndoas, feijão, marmelos, compotas, aboboras, entre muitas coisas que fazem e sabem bem num cabaz alimentar.

Programa com atividades culturais e animação musical

No sábado, dia 28 de outubro, depois da abertura da feira ao público, às 10h, a Biblioteca Municipal recebe a “Palestra à volta da Micologia”, às 15h, pela Academia Gastronómica e Cultural da Micologia.

No Mercado Municipal, o conhecido Chefe Duarte Eira dá o mote para a mostra com oficina gastronómica que envolve “Cabrito; Castanhas; Cogumelos”, com início às 16h30. A cozinha ao vivo é um dos pontos altos do certame que envolve chefes, professores e formandos em cozinha e pastelaria.

Depois do jantar nos restaurantes aderentes do certame, à noite, pelas 21h30, terá lugar, no Espaço Multifuncional, o concerto “Nove Aldeias. Um Povo”, um projeto musical que une povoações dos concelhos de Chaves e de Vila Pouca de Aguiar.

No dia seguinte, domingo, dia 29, haverá um workshop de culinária, sob o tema “Cabrito, Castanhas e Cogumelos”, pelo Curso Profissional de Cozinha/Pastelaria do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar. Depois, um atelier infantil, culminando com um magusto popular, a partir das 16h, com animação de concertinas.

De referir que, durante o certame, além da gastronomia, haverá animação musical e, ao lado do mercado, a biblioteca vai abrir portas no primeiro dia para atividades culturais destinadas a toda a comunidade.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Emmy Curl, Fogo Fogo e Brama vão atuar no palco do Festival ArtiManha

O festival de artes decorre de 4 a 6...

Livro “Sabores Pedagógicos” apresentado na Semana da Leitura com receitas de alunos

No dia 28 de março foi lançado o livro...

Ave de rapina devolvida à natureza na Escola de Pedras Salgadas

Dia 28 de março, na Escola Básica Integrada de...

Dia da Árvore celebrado com plantação em zona ardida

Cerca de 400 árvores foram plantadas em Tourencinho, uma...