Surto em lares da Santa Casa eleva para 191 o número de casos de Covid-19 no concelho

Data:

Foi confirmado um surto de Covid-19 nos lares da Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar. Num total de 70 idosos que residem no Lar Nossa Senhora da Conceição e no Lar Dr. Domingos Dias, 61 utentes testaram positivo. Para além destes, também 25 funcionários foram infetadas e estão em isolamento. No entanto, a maioria não apresenta sintomas.

“Os primeiros casos de infeção surgiram no final do mês de novembro, mas, graças aos testes rápidos adquiridos pela Santa Casa, conseguimos detetar o foco a tempo e neste momento a situação está completamente controlada”, informou Domingos Dias, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar, em declarações ao Notícias de Aguiar.

Dos 61 utentes infetados, apenas cinco necessitaram de cuidados médicos. Quatro estão estáveis e a recuperar. Um dos utentes, com 96 anos, inspira maior cuidado, uma vez que tem outras patologias graves. De referir que o médico que presta cuidados aos idosos desta unidade se encontra positivo.

Até ao final desta semana, os utentes e funcionários da instituição vão voltar a ser testados à Covid-19. “Esperamos que alguns já testem negativo e possam sair do confinamento”, revelou o provedor.

A instituição de solidariedade social, com dois lares, mantém os profissionais a trabalhar em espelho e há vários meses que realiza testes sorológicos regulares, tanto a utentes como a funcionários.

191 casos de Covid-19 no concelho de Vila Pouca de Aguiar

Segundo o Boletim Epidemiológico nº 191 da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega, publicado no dia 9 de dezembro, o concelho de Vila Pouca de Aguiar tem, neste momento, 191 casos ativos de doença por Covid-19.

Além disso, de acordo com a mesma fonte, há (apenas) 8 pessoas em isolamento neste concelho e 290 já recuperaram da doença, desde o início da pandemia.

De referir que, de acordo com o relatório de 7 de dezembro da Direção-Geral da Saúde (DGS), o concelho de Vila Pouca de Aguiar está no segundo patamar mais gravoso no que respeita à incidência cumulativa dos últimos 14 dias, com 953 infetados por 100 mil habitantes.

Os seis concelhos do Alto Tâmega apresentam, hoje, um total de 1383 casos ativos de doença por Covid-19. De referir que, desde o início da pandemia, já foram registados 3336 casos de doença neste território. Há, ainda, a lamentar 18 óbitos no Alto Tâmega. Até ao momento, recuperaram da doença 1933 pessoas.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...