A autarquia de Vila Pouca de Aguiar promoveu uma reunião com representantes da comunidade educativa para fazer o ponto de situação sobre a Covid-19 nas escolas. O autarca Alberto Machado lembrou que a Câmara não tem competências para encerrar escolas e salientou que dentro do contexto escolar ainda não surgiu qualquer caso de contaminação. Neste momento, a preocupação é a comunidade, em geral (haverá reunião amanhã com representante da Saúde Pública).
O diretor do Agrupamento de Escolas, José Rodrigues Teixeira, informou que, até agora, estão registados 13 casos de infeção pelo Coronavírus (10 alunos, um assistente operacional e dois professores) e, desses 13, há seis casos ativos, sendo 3 alunos. De salientar que todos os casos surgiram fora da escola.
Haverá testes à Covid-19 na próxima quarta-feira de manhã na Escola das Pedras Salgadas disponíveis para alunos e professores das turmas em isolamento e assistentes operacionais que queiram testar.
Laurentina Teixeira, responsável pelo Agrupamento de Centros de Saúde da região, reforçou a importância das pessoas serem corretas nas respostas aos inquéritos epidemiológicos, permitindo desta forma que se quebre a cadeia de transmissão.
Concentração de alunos no exterior da escola ou situação dos transportes escolares também foram assuntos abordados nesta reunião de trabalho que também contou com a presença de autarcas e outros representantes que integram a comunidade educativa.