Devido às condições meteorológicas adversas, em decisão conjunta do Agrupamento de Escolas e da Proteção Civil Municipal, foram canceladas todas as atividades escolares no concelho de Vila Pouca de Aguiar, não se realizando o transporte escolar das zonas de montanha, como Alvão, Jales e Padrela, onde a queda de neve foi mais intensa.
Desde madrugada que os meios da Proteção Civil Municipal e dos bombeiros estão espalhados pelas zonas mais altas do concelho em operações de limpeza de vias e a espalhar sal para que as estradas fiquem transitáveis.
Segundo a Proteção Civil Municipal, até ao momento, “não foi necessário encerrar nenhuma das estradas de acesso devido à rápida intervenção dos limpa neves, dos Bombeiros Voluntários e da Proteção Civil”.
A GNR informou, no entanto, que a A24, entre o nó de Vila Pouca de Aguiar e Samardã e a ER206, entre Padrela e Vila Pouca de Aguiar, estão com circulação condicionada.
O Gabinete Social do município aguiarense está, ainda, a contactar as instituições de cariz social no sentido de lhes prestar todo o apoio necessário aos serviços prestados, desde logo assegurar o apoio domiciliário.
Relativamente à saúde, a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar garantiu que “será mantido o funcionamento relativo aos testes à Covid-19, designadamente a realização de testes, o respetivo transporte e outras ações necessárias”.
Na sequência da passagem da depressão Dora, o distrito de Vila Real encontra-se sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte de noroeste, com rajadas até 95 quilómetros por hora nas terras altas até às 6h de sábado.