Conforme é do conhecimento público, o Governo decidiu proceder à suspensão das atividades letivas, a partir de 22 de janeiro, durante um período de 15 dias. Esta interrupção letiva, que será compensada posteriormente, não pressupõe aulas à distância.
Assim, levamos ao conhecimento de toda a comunidade educativa as seguintes informações e recomendações:
- A suspensão das atividades letivas e não letivas terá efeitos tanto mais positivos quanto os alunos e as famílias cumpram rigorosamente todas as recomendações da Direção Geral de Saúde e outras obrigações definidas para este período de confinamento.
- Durante o período de interrupção, os Serviços Administrativos funcionarão apenas na Escola Sede do Agrupamento. Os contactos serão feitos pelo telefone (259 419 480) e/ou pelo email (agrupamento.vilapouca@avpa.pt). O atendimento presencial será reservado apenas a situações urgentes e inadiáveis, mediante marcação prévia.
- Sempre que, no agregado familiar, surjam casos suspeitos ou contactos de risco, devem ser comunicados às Autoridades de Saúde (Linha SNS 24 – 808 24 24 24), seguindo as orientações que lhe forem transmitidas. Estas situações devem, também, ser reportadas aos Educadores, Professores Titulares de Turma ou Diretores de Turma. Estes devem, por sua vez, acompanhar de perto a evolução da situação dos seus alunos e dela dar conhecimento, de forma detalhada, à Direção, por forma a possibilitar a identificação de cadeias de contágio.
- A responsabilidade individual tem de ser conjugada com a solidariedade coletiva. Nunca nos devemos esquecer de que, ao protegermo-nos, estamos também a proteger a saúde dos outros. Esta luta contra o inimigo invisível terá um final tanto mais feliz se formos verdadeiramente corresponsáveis e solidários.
- A atualização de informações relevantes estará sempre disponível na página web do Agrupamento, pelo que se aconselha a sua consulta regular.
- Deixo-vos uma mensagem de esperança. Sem facilitarmos no cumprimento das regras de proteção, vamos acreditar que, num futuro próximo, voltaremos à normalidade.
Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, 21 de janeiro de 2021
Com um abraço amigo,
O Diretor
José Rodrigues Teixeira