Alto Tâmega e Barroso avança com projeto europeu para reforçar resiliência climática

Data:

A região terá acesso a ferramentas e metodologias para realizar uma avaliação multirriscos climáticos, refere a CIMAT.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) foi selecionada, de entre os 263 candidatos, para integrar o projeto europeu CLIMAAX (CLIMAte risk and vulnerability Assessment framework and toolboX), no âmbito do programa Horizonte Europa, disse a CIMAT.

O financiamento que ascende os 190 mil euros, permitirá segundo esta Comunidade Intermunicipal, desenvolver uma avaliação multirriscos climática da região e promover a adaptação às alterações climáticas e mitigação dos seus impactos.

O projeto, denominado “Avaliação Multirriscos Climáticos da região do Alto Tâmega para apoiar a tomada de decisão em ações de adaptação às alterações climáticas” (CLIMAAX_AT), teve início a 1 de março e tem uma duração de 22 meses.

“O principal objetivo é fortalecer a resiliência climática da região, através da capacitação das comunidades locais, reforço da monitorização dos riscos climáticos e implementação de estratégias eficazes de adaptação e mitigação”, refere a CIMAT em nota enviada.

O projeto prevê ainda a incorporação das avaliações de risco climático nos Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil (PMEPC), “permitindo um planeamento estratégico mais eficaz e alinhado com as necessidades da região”, explica ainda esta Comunidade Intermunicipal.

Com a participação neste projeto, a região terá acesso a ferramentas e metodologias para realizar uma avaliação multirriscos climáticos, “o que ajuda a melhorar a gestão de catástrofes e a criar planos de adaptação climática mais eficazes”.

Foto ilustrativa

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Emmy Curl, Fogo Fogo e Brama vão atuar no palco do Festival ArtiManha

O festival de artes decorre de 4 a 6...

Livro “Sabores Pedagógicos” apresentado na Semana da Leitura com receitas de alunos

No dia 28 de março foi lançado o livro...

Ave de rapina devolvida à natureza na Escola de Pedras Salgadas

Dia 28 de março, na Escola Básica Integrada de...

Dia da Árvore celebrado com plantação em zona ardida

Cerca de 400 árvores foram plantadas em Tourencinho, uma...