Mais de 20 pessoas estão no concelho de Vila Pouca de Aguiar em trabalho voluntário para melhorar as habitações de cinco famílias, colocando em prática um protocolo de cooperação entre o município aguiarense, a Fundação Manuel António da Mota e a Associação Just a Change.
A autarquia comparticipa financeiramente, sinaliza situações, faculta apoio logístico, refeições e deslocações das equipas de trabalho. Por outro lado, a Fundação comparticipa financeiramente e acompanha o processo de cada obra. A associação de solidariedade coordena e realiza a obra através dos voluntários. As três entidades têm um forte pendor social e uniram-se para ajudar famílias com insuficiência económica que vivam em condições de precariedade habitacional.
As habitações recuperadas estão localizadas nas freguesias de Vila Pouca de Aguiar, Bragado, Tresminas e Bornes de Aguiar. Os trabalhos têm sido acompanhados pela representante da Fundação, Inês Mota, pelo coordenador de campo da associação, Guilherme Fogaça e pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado.
Sob o lema “Reabilitamos casas, reconstruímos vidas!” a associação Just for a Change desenvolve vários programas de intervenção que permitem uma atuação em diversos contextos em paralelo, potenciando assim o impacto social e a coesão social nas comunidades locais. A presença no município de Vila Pouca de Aguiar está integrada nas ações desenvolvidas durante o verão nos Campos Just a Change que acontecem em vários pontos do país, com duração de 13 dias.