A campanha de vacinação contra a gripe sazonal nas freguesias do concelho de Vila Pouca de Aguiar, a decorrer desde o dia 19 de outubro, será suspensa a partir do próximo dia 31 de outubro por falta de vacinas.
Assim, a iniciativa será interrompida, por tempo indeterminado, ficando por percorrer as freguesias de Bornes de Aguiar, Vreia de Jales, Alfarela de Jales e Vila Pouca de Aguiar. Alberto Machado, presidente do Município, após a reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, realizada esta tarde, considerou “vergonhosa” a falha de fornecimento de vacinas, que teve origem na Administração Regional de Saúde do Norte. “A ARS Norte, sem avisar previamente, apenas enviou, até ao momento, para Vila Pouca de Aguiar, um quinto das vacinas necessárias. Por essa razão, a campanha que estava a decorrer, com o apoio de diversas entidades, incluindo a Câmara Municipal, será suspensa”, sublinhou.
A campanha de vacinação contra a gripe sazonal, promovida pela Unidade de Saúde local, com apoio das Juntas de Freguesia e da autarquia local, tem vindo a ser levada, de forma gratuita, a cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos nas freguesias do concelho de Vila Pouca de Aguiar.
Também nas farmácias do concelho o acesso às vacinas tem sido condicionado, uma vez que procura é muito superior à oferta.