Os autarcas dos seis concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, e após publicação da Conferência Episcopal Portuguesa, decidiram não encerrar os cemitérios do território (Vila Pouca de Aguiar, Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena e Valpaços).
Após consultado o Arcipreste Domingos Barrias, o presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado e os presidentes de Junta de Freguesia comunicam que no fim de semana de todos os santos, os cemitérios estarão abertos e haverá missas mas sem romagens.
Nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, haverá presença de elementos das freguesias nos respetivos cemitérios para fazer a gestão do espaço e dando cumprimento às orientações da Direção-Geral de Saúde, designadamente controlo de ocupação, utilização de máscara e medidas de desinfeção.
Devido ao aumento de aguiarenses que advêm de fora do território, os autarcas lançam o apelo aos aguiarenses residentes que procedam às visitas de culto sem ser nesse fim de semana de todos os santos.