CIMAT adquiriu dois biotrituradores para apoiar Brigadas de Sapadores Florestais

Data:

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) adquiriu dois biotrituradores para dar suporte às duas Brigadas de Sapadores Florestais que possui sobre seu comando. Esta aquisição resulta da candidatura apresentada ao Programa Operacional NORTE2020.

Com a constituição das Brigadas de Sapadores Florestais, a CIMAT passou a assumir novas responsabilidades operacionais, nas quais se incluem a execução e a manutenção de Faixas de Gestão de Combustíveis na Região do Alto Tâmega.

Face à dimensão do território era necessário dotar as duas brigadas da CIMAT de equipamento mecânico que apoiasse os trabalhos de execução da rede de defesa da floresta contra incêndios. Para aumentar a sua capacidade de resposta, a CIMAT candidatou-se ao Programa Operacional NORTE2020 para aquisição de dois biotrituradores.

Estes biotrituradores irão acompanhar as Brigadas para triturar os sobrantes das limpezas das faixas de gestão de combustível, bem como no tratamento dos resíduos resultantes dos trabalhos de poda e limpeza de árvores.

A trituração imediata dos materiais, transformando-os em estilha, permitirá acabar com a deposição dos mesmos em amontoados à espera das condições ótimas para efetuar a sua queima – método de uso tradicional para eliminar os sobrantes e muitas vezes causador dos incêndios florestais.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

A guerra em poema pelos alunos de Vila Pouca de Aguiar

O X Concurso Literário de Vila Pouca de Aguiar...

Aguiarense Óscar Rodrigues eleva a arte com elementos locais

Óscar Rodrigues tem 43 anos, é natural de Soutelinho...

Comunidade aguiarense junta-se para as comemorações do 25 de Abril

O programa de celebrações do 25 de Abril no...