Enchimento da barragem de Daivões já começou e depende agora das chuvas

Data:

O enchimento da albufeira de Daivões, barragem localizada em Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, e inserida no Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET), já foi iniciado e depende agora das chuvas dos próximos meses, revelou hoje a Iberdrola.

“O túnel de desvio de Daivões já foi fechado durante o mês de agosto. Portanto, o enchimento já foi iniciado conforme previsto e agora vai depender logicamente das chuvas dos próximos meses”, explicou a elétrica espanhola.

Questionada pela Lusa sobre um ponto da situação sobre o SET, a Iberdrola realçou ainda que todo o processo está a decorrer “de acordo com o Plano de Enchimento aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente”.

A empresa mantém a previsão para que em 2021 arranque a exploração comercial na barragem de Daivões.

Na mesma resposta, a elétrica espanhola revelou que os trabalhos de betonagem da barragem e central do Alto Tâmega, outra das barragens que compõe o SET, foram adjudicados à empresa portuguesa Conduril e “terão uma duração de aproximadamente três anos”.

As obras de escavação da barragem e da central, que se tinham desenvolvido nos últimos meses, já foram totalmente concluídas e os trabalhos da empresa Conduril tiveram início em julho, acrescentou.

A empresa assegura ainda que estas têm decorrido “no mais estrito respeito pelas normas de segurança no trabalho e tendo em conta o plano de contingência adotado pela Iberdrola para fazer face à pandemia de covid-19”

Fonte: Lusa

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...