João Paulo, o adepto “número um” do Sport Clube Vila Pouca de Aguiar

Data:

João Paulo Carvalho Campos tem 43 anos e é sócio do Sport Clube Vila Pouca de Aguiar há 13. Mas nem só de anos de sócio se faz um adepto. É considerado por muitos como o adepto número um do clube, uma vez que raramente falha os jogos e alimenta a página de Facebook de apoio ao clube “Hoje não dá, joga o Vila Pouca”. A página faz esta semana 10 anos de existência.

Conhecido como João Paulo, é natural do concelho aguiarense e atualmente trabalha na Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar. É o sócio número 127 do Sport Clube Vila Pouca, tem 19 camisolas do clube e não podia ter tido outra escolha. “O Sport Clube de Vila Pouca é o clube da minha terra e devemos apoiar o que é nosso. Desde pequeno comecei a ir ao futebol com o meu pai, pois sempre que jogava o Vila Pouca eu ia com ele”, explica João Paulo.

Por amor à equipa desportiva futebolística, inicialmente começou por publicar os conteúdos de apoio na sua página pessoal de Facebook onde incluía fotografias, vídeos e atualizações dos jogos. Entretanto, apercebendo-se da existência da página “Hoje não dá, joga o Vila Pouca” que não era alimentada com conteúdos, contactou o administrador no sentido de saber se poderia passar a publicar lá informações do clube que recolhia quando assistia aos jogos.

Início da gestão da página de apoio

A resposta foi positiva e precisamente na semana em que a página de apoio à equipa “Hoje não dá, joga o Vila Pouca” faz 10 anos, e apesar de estar à frente da mesma desde os oito meses de existência, João Paulo explica ao Notícias de Aguiar como se chegou ao nome. “A página ‘Hoje não dá, joga o Vila Pouca’ foi criada a 19 de maio de 2015 com o intuito de apoiar o SC Vila Pouca e a sua página oficial, sendo um complemento desta. Muitas vezes, no nosso dia-a-dia usamos a expressão ‘Hoje não dá’, para indicar que temos outras atividades para fazer. Assim, o nome ‘Hoje não dá, joga o Vila Pouca’, pretende transmitir a ideia de que nos dias em que o SC Vila Pouca entra em campo, os adeptos que sentem verdadeiramente o clube, colocam outras opções para segundo plano para se dedicarem ao apoio à equipa”.

Começou então a utilizar a página a partir de janeiro de 2016 com o registo fotográfico de uma vitória do SC Vila Pouca frente ao FC Fontelas. Atualmente, a página de apoio conta com um universo de 4.515 seguidores. Comparativamente à página oficial da equipa de futebol, tem quase os mesmos seguidores, com uma diferença de cerca de 150, o que acaba por ser um comprovativo da dedicação do seu atual administrador.

“Perder um jogo só porque sim para mim é impensável”

Quanto à gestão da página, o aguiarense clarifica que “requere desde logo acompanhamento dos jogos, porque só assim é possível mantê-la atualizada, desde fotos a vídeos ou resultados ao segundo para que quem não esteja presente no estádio possa acompanhar a marcha do marcador, entre outros conteúdos que sejam apelativos”.

Este acompanhamento de que fala implica uma assistência assídua do clube. Raramente falhou jogos, sejam fora ou em casa e, nesta época, apenas falhou três por motivos de saúde. Não obstante, diz, “dois desses três jogos consegui acompanhar, ainda que à distância, através do relato da Rádio Clube Aguiarense. Só falho a algum jogo por motivos de força maior. Perder um jogo só porque sim para mim é impensável”.

De adepto a “sócio número um”

No evento do 62º aniversário do clube, a 22 de março de 2025, foi dito por Filipe Nascimento, Presidente do SC Vila Pouca, que João Paulo é considerado o “sócio número um” do clube. “Penso que seja considerado o sócio número um, não por ser o mais antigo, mas um dos que mais contribui, defende e personifica os valores do clube, ‘Esforço, Dedicação, Devoção e Orgulho’ em ser aguiarense”, interpretou assim o adepto.

Ainda neste mesmo evento, o sócio número 127 foi agraciado com o Prémio Reconhecimento pela Dedicação que presta ao clube. João Paulo confessa que não estava à espera de receber esta distinção, contudo, afirma com modéstia “que é mais do que merecido. Para além de acompanhar os jogos em casa, também acompanho os jogos fora. Por época faço uma média de 1.600Km na companhia do meu pai que vai comigo para todo o lado. Acaba por ser dispendioso, mas como diz o ditado quem corre por gosto não cansa”, remata.

“O SC Vila Pouca entrou em todos os jogos com o objetivo de ganhar”

Quando questionado sobre o desempenho da equipa sénior do SC Vila Pouca, que disputa o campeonato distrital da Associação de Futebol de Vila Real (AFVR), João Paulo relata que “a época 2024/2025 não correu mal, mas houve alguns jogos que podíamos ter ganho, mas não tivemos aquela pontinha de sorte que muitas vezes é necessária”. O aguiarense ressalva ainda que “dentro de portas até ao momento, o SC Vila Pouca obteve apenas uma derrota no tempo regulamentar, o que por si só demonstra o valor da equipa. No futebol existem três resultados possíveis, mas uma coisa tenho a certeza, o SC Vila Pouca entrou em todos os jogos com o objetivo de ganhar”.

Demonstrando ainda o seu amor pelo clube, João Paulo afirma que gosta de “qualquer modalidade desportiva que envolva o SC Vila Pouca” uma vez que também acompanha os jogos de futsal do clube, apesar de não seguir com tanta frequência pela hora a que são realizados.

Ângela Vermelho

Fotos: João Paulo Campos

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Condecorações, atividades desportivas e culturais marcam o Dia do Município

Celebrado pela segunda vez no dia 16 de maio,...

Despiste seguido de capotamento causou ontem dois feridos graves em Telões

Um homem de 67 anos e uma mulher de...

Jovem lusodescendente de Vila Pouca de Aguiar terá sido assassinada por colega na Suíça

Mandy Alfarela, lusodescendente, natural de Tresminas no concelho de...

Creche para 42 crianças está a nascer na freguesia de Telões

O Centro Social Nossa Senhora do Extremo está a...