Posto de Turismo do Alto Tâmega com mais de 12 mil visitantes em 2021

Data:

O Posto de Turismo do Alto Tâmega completou o seu primeiro ano de existência em setembro de 2021 e, apesar de todos os constrangimentos decorrentes da COVID-19 para o setor do turismo, que levou ainda ao encerramento das instalações durante os dois meses de confinamento, passaram pelo PT-AT, durante o ano de 2021, 12 047 visitantes/turistas.

O maior fluxo turístico registou-se entre os meses de junho, julho e agosto, contabilizando um total de 6 518 visitantes, apenas em 3 meses, sendo que nos meses de maio, setembro e outubro também se registou um bom número de visitantes, com 4 570 pessoas a passarem pelo PT-AT.

O perfil do turista que visitou o PT-AT, durante o ano de 2021, pode ser classificado, essencialmente, como sendo de nacionalidade Portuguesa, seguida da Espanhola e Francesa, embora também se tenham registado visitas de turistas vindos da Alemanha, Inglaterra, Holanda, Bélgica e Brasil. A faixa etária predominante foi a dos 40-50, seguida da dos 20-30 anos.

Os produtos turísticos mais procurados foram o Cultural, a N2 e o Termal, seguidos do Religioso, Natureza e Gastronómico.

A promoção turística realizada no PT-AT resulta de uma promoção integrada dos 6 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar), onde podemos destacar a iniciativa criada durante o período de verão, em que semanalmente, cada município, pode promover nas instalações do PT-AT, os produtos típicos e/ou eventos de cada um deles.

Para além deste momento promocional, destacam-se ainda a celebração do Dia Mundial do Turismo, a entrega de “Welcome Kits” no evento “Lés-a-Lés”, a exposição das Águas do Alto Tâmega, o Halloween com a promoção da Aldeia Assombrada de Vilar de Perdizes, o S. Martinho, a exposição do Barro Preto e Cestaria de Vilar de Nantes e a exposição Natalícia.

De realçar também a promoção do Alto Tâmega, nas Feiras Internacionais, nomeadamente na Xantar e na INTUR, na vizinha Espanha.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...