Decorreram na passada quarta-feira, dia 11 de maio, as últimas duas sessões de Apresentação do Plano Estratégico de Turismo do Alto Tâmega, em Valpaços e em Chaves, no âmbito do projeto “Turismo 4.0”.
Para apresentar o Plano esteve presente o Primeiro Secretário Executivo da CIMAT, Ramiro Gonçalves e as representantes da PENHAS – Consultoria e Eventos. Valpaços fez-se representar pelo Vice-presidente da Câmara, Jorge Pires e Chaves pelo Vice-presidente, Francisco Melo.
O documento já vem sendo atualizado desde 2019 e tem por objetivo reforçar a capacidade empresarial dos operadores turísticos da região para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, dando coerência e consistência à estratégia turística definida para a região e que tem norteado o trabalho dos seis municípios nos últimos anos.
Ramiro Gonçalves terminou as sessões de apresentação agradecendo a todos os operadores turísticos que se mobilizaram para conhecer a estratégia de turismo para a região e o plano que define “onde estamos, para onde queremos ir e de que forma o fazer”.
Estas sessões foram também muito importantes para recolher informações e ideias dos empresários locais e realçar a importância do trabalho em rede.
“O turismo é uma atividade que vale hoje 50 milhões de euros no território. Queremos atrair mais pessoas que valorizem a nossa identidade e qualidade e que, ao mesmo tempo, os operadores privados percebam que têm que trabalhar nessa qualidade”, acrescentou.