Sabores de Chaves reinventa-se e revela-se um sucesso

Data:

A 16ª edição deste certame, exclusivamente a decorrer online, teve início no passado fim de semana e será prolongado durante todo o ano

A nova edição deste certame gastronómico, a decorrer online, surge com o desígnio de posicionar no mercado os produtos tradicionais flavienses, dando-lhes uma imagem diferenciadora e de modernidade, capaz de gerar mais atratividade e competitividade.

Com a criação da plataforma promocional – www.saboresdechaves.pt – o Município de Chaves pretende promover a riqueza gastronómica tradicional e os saberes artesanais da região. Esta plataforma já contou com mais de cinco mil visitantes, sendo que 30% correspondem a visitas do estrangeiro, sobretudo de países como o Reino Unido, França, Estados Unidos e Canadá, que têm feito o contacto direto com os produtores, de acordo com o interesse nos produtos disponibilizados.

Tendo em conta não ter sido possível a realização do certame nas condições dos anos anteriores, devido à pandemia do Covid-19, a decisão de investir na promoção online foi um sucesso. Para a vereadora da autarquia, Paula Chaves, “esta foi a resposta possível para proporcionar aos produtores deste evento uma oportunidade de projetarem as suas vendas, sendo pelos mesmos, considerada como uma mais valia”.

Para assinalar o evento gastronómico, agendado para o último fim de semana de janeiro, a plataforma proporcionou a transmissão de três showcookings, realizados pelo nutricionista das Termas de Chaves, Filipe Ferreira, pelos alunos da Escola Profissional de Chaves, Bruno F. e Carlos C., encerrando o programa, o Chefe Cordeiro, embaixador do certame.

Esta plataforma, de caráter dinâmico, para além de dar a conhecer produtores e produtos, vai apresentando também receitas de conceituados chefes nacionais, e de várias personalidades convidadas, que se associaram a este projeto aceitando o desafio de trabalhar com as iguarias gastronómicas flavienses, na elaboração de pratos requintados de autor, reinventando o tradicional de uma forma criativa e divertida, mas mantendo o sabor e qualidade reconhecida.

Bolo de Castanha e amêndoa, migas de chícharros com fumeiro, folhado de figo pingo-mel, croquetes de alheira e pudim de castanha, são algumas das receitas que se encontram disponíveis para cada um poder experimentar e saborear na segurança do seu lar.

Recorde-se que integram esta plataforma 12 cozinhas regionais certificadas, oito produtores de licores e compotas, oito produtores de panificação e pastelaria, cinco produtores de produtos regionais, dois produtores de vinhos e outras bebidas.

A plataforma vai ser incrementada ao longo do ano, com produtos da época, para dinamização da oferta, contribuindo desta forma, para a mitigação dos efeitos da crise provocada pela pandemia. Agora é o fumeiro, mas depois vem o folar, o pastel, a fruta, os licores, as compotas, produções sazonais que o produtor pode acrescentar à plataforma de forma gratuita.

Para além da plataforma digital, poderá também encontrar alguns destes produtores no Mercado Municipal de Chaves, na feira semanal de quarta-feira.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...