Semana da Leitura leva Camões aos alunos e experiências dinamizadoras

Data:

Sob o tema “Camões, Engenho e Arte”, a semana da leitura decorreu de 25 a 28 de março no Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, com atividades diversas como a Feira do Livro, apresentação de livros, teatros e workshops.

O Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar dedicou a semana da leitura levando as obras de Luís Vaz de Camões aos alunos do concelho de Vila Pouca de Aguiar. A atividade procurou “colocar ao dispor dos alunos todas as ferramentas possíveis para que possam ter uma aprendizagem com sucesso”, diz Paulo Pimenta, Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar. Para isso, o responsável pelo Agrupamento, salientou que foram realizados “todos os esforços para que os eventos desta semana se desenvolvam sempre a pensar no bem dos alunos”.

Com uma agenda repleta de eventos direcionados aos diversos ciclos de ensino, Paulo Pimenta refere que estas ações “têm uma importância elevada para os alunos” e estão inseridas no Plano de Recuperação das Aprendizagens (PRA) criado no período da pandemia.

O PRA surgiu porque “os estudos que o Ministério tem, denotam que desde a pandemia até ao presente, ainda há um défice de aprendizagem nos alunos e está muito associado à situação pandémica”. Desta forma, para fazer frente a esta situação, foi desenvolvido um plano nacional de Recuperação das Aprendizagens “em que os Agrupamentos de Escolas desenvolvem atividades para estimular a leitura, a escrita, o cálculo mental, a motricidade, (…) para os ajudarmos e para que possam recuperar as aprendizagens”.

“Os alunos naturalmente que estão entusiasmados, estão a aderir, e só traz vantagens”.

A adesão por parte dos alunos tem sido visível e Paulo Pimenta explica porquê. “São atividades diferenciadas e automaticamente captam outra atenção por parte dos alunos. Há um fator motivacional acrescido nos alunos e que tem benefícios na recuperação das aprendizagens”.

Incentivo à leitura

Dentro das atividades da Semana da Leitura, estão diversas ações que fomentam o hábito da leitura como a Feira do Livro, localizada na Escola Sede de Vila Pouca de Aguiar.  Nela constavam sugestões de leitura, com a respetiva identificação do ano escolar a que se dirigia, e que eram possíveis de adquirir com um desconto sobre o valor do livro.

Apresentação de livros

Ainda no âmbito da criação de hábitos de leitura, na quinta-feira, dia 26 de março, decorreu a apresentação do livro “Novelo de Emoções”, de Elisabete Neves, aos alunos do primeiro ciclo, e foi feita por fases. A obra foi apresentada primeiro na Biblioteca em Vila Pouca de Aguiar e, de seguida, na Biblioteca de Pedras Salgadas.

No dia seguinte, a 27 de março, o livro infantil “Sabedoria de Burro”, da autora Ana Paula de Morais, foi oferecido aos 335 alunos do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar.

Já no último dia da Semana da Leitura, sexta-feira dia 28, foi apresentado na Cozinha Pedagógica, no Parque Florestal de Vila Pouca de Aguiar, o livro “Sabores Pedagógicos”, uma compilação de receitas elaboradas pelos alunos do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria, do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar. Esta coletânea tem receitas provenientes de alunos e ex-alunos desde 2016, o primeiro ano de existência do curso. Ao fim dos três anos de aprendizagem, os estudantes têm de apresentar a sua PAP (Prova de Aptidão Profissional) e é destas apresentações que surgem as receitas publicadas no livro “Sabores Pedagógicos”.

Os TVGAS – V Séculos de Camões a Piçarra

Com uma agenda repleta de atividades, um dos momentos mais aguardados pelos alunos foi a presença do cantor Diogo Piçarra, no auditório da Santa Casa da Misericórdia, com o projeto “Os TVGAS – V Séculos de Camões a Piçarra” no dia 25 de março. Direcionado ao Ensino Secundário, este projeto aliou momentos literários, musicais e interativos com os alunos.

Paulo Pimenta, Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, contextualiza. Este evento que “faz parte do Plano de Recuperação das Aprendizagens” é um “produto pedagógico para os alunos”.

Diogo Piçarra apresentou o seu livro, “Os Tvgas – V Séculos de Camões a Piçarra”, que se autointitula de “projeto criativo de descoberta, reinvenção e reconstrução da obra Lusíadas de Luís Vaz de Camões”. Este projeto educativo, que inclui literatura, música e teatro, “visa capacitar os e as jovens de ferramentas que lhes permitam conhecer e reinventar a literatura portuguesa”, disse o Agrupamento.

A presença da CPCJ

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Pouca de Aguiar marcou presença na Semana da Leitura através da realização de duas iniciativas – na Escola Sede do Agrupamento de Escolas e na Escola Básica e Integrada das Pedras – com o intuito de alertar e sensibilizar os estudantes para os maus tratos na infância. De forma simbólica, os alunos uniram-se, formando o laço azul em ponto grande, num momento que ficou registado.

Outras atividades

Também fizeram parte do planeamento desta semana atividades como workshops, um flashmob, uma peça de teatro, “Camões: entre versos e marés”, apresentação da música “Luís de Camões”, e iniciativas como “Narrativas Além Fronteiras” e “Juntos a ler (ler em família)”.

Sobre o restante ano letivo, Paulo Pimenta revela que se podem esperar mais atividades. “No âmbito do PRA, durante o ano letivo até junho, vamos ter um conjunto de atividades diferenciadas (…) para que os alunos possam adquirir novos conceitos e assimilá-los de uma outra forma, ou seja, de uma forma mais lúdica, prática e atrativa, que é esse o nosso objetivo”.

Ângela Vermelho

Fotos: Ângela Vermelho e CM VPA

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Emmy Curl, Fogo Fogo e Brama vão atuar no palco do Festival ArtiManha

O festival de artes decorre de 4 a 6...

Livro “Sabores Pedagógicos” apresentado na Semana da Leitura com receitas de alunos

No dia 28 de março foi lançado o livro...

Ave de rapina devolvida à natureza na Escola de Pedras Salgadas

Dia 28 de março, na Escola Básica Integrada de...

Dia da Árvore celebrado com plantação em zona ardida

Cerca de 400 árvores foram plantadas em Tourencinho, uma...