A reportagem intitulada “Voluntários trocam grandes centros urbanos pela preservação do ambiente em Vila Pouca de Aguiar”, da autoria dos jornalistas Daniela Parente e Filipe Ribeiro, publicada na edição nº 265 do Notícias de Aguiar, é uma das seis finalistas do Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa», na categoria “regional”.
O Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa» é atribuído a jornalistas que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia em Portugal.
O Prémio organiza-se em três categorias, sendo que o Notícias de Aguiar se encontra a competir na categoria «Jornalista – Media Regional», que premeia o trabalho que seja publicado/difundido num meio ou órgão de comunicação social de âmbito regional ou local.
Este ano foi apresentada uma quantidade recorde de 93 candidaturas de jornalistas e estudantes de todo o país (a média das três edições anteriores foi de 35 candidaturas).
Os temas das peças a concurso foram bastante diferenciados, refletindo o período de 2019 e 2020 abrangido por esta edição: eleições europeias, proteção do ambiente, Brexit, direitos de autor, migração e integração, programas de intercâmbio, aumento de movimentos populistas e de extrema-direita, proteção de direitos fundamentais e cultura.
Os vencedores, um por categoria, serão anunciados, como previsto no regulamento, até ao fim de 2020, estando o formato da entrega dos prémios a ser adaptado de acordo com as limitações impostas pela evolução pandémica.
O Prémio é promovido no âmbito do respeito pela liberdade e pelo pluralismo da comunicação social e constitui uma homenagem a um dos grandes jornalistas portugueses e especialista em assuntos europeus, Fernando de Sousa, cujo percurso pode ser recordado no arquivo digital do NewsMuseum.
Leia aqui a reportagem completa: