O livro “Paróquias e Freguesias do Concelho de Vila Pouca de Aguiar – Origens e Evolução”, da autoria do professor e historiador Albertino Saraiva de Sousa, foi apresentado na passada sexta-feira, dia 6 de agosto, no auditório do Palacete Silva, na presença do autor, do presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, e do pároco de Vila Pouca de Aguiar, António Paulo Rodrigues. Dada a situação pandémica atual, a apresentação contou apenas com alguns convidados, entre eles presidentes de Junta de Freguesia e Párocos, tendo, por isso, transmissão online, através das redes sociais.
A edição deste livro sobre o património religioso das paróquias e freguesias do concelho é da Câmara Municipal e teve o apoio e colaboração do Padre António Paulo Rodrigues. Além disso, Joel Magalhães, do Notícias de Aguiar, foi o responsável pela composição gráfica e ainda por fotografar todos os monumentos religiosos, no interior e exterior.
Ao longo de mais de quatro centenas de páginas é possível analisar documentos e monumentos religiosos (exterior e interior) com a respetiva descrição. O autor da obra explicou, no decorrer da apresentação, que inicialmente estava previsto a realização de uma agenda ilustrada, mas o trabalho que resultou da investigação do património religioso local “acabou por dar origem a um livro volumoso, com mais de 400 páginas, dividido por 11 capítulos e alguns anexos”.
Património religioso de elevado valor
Alberto Machado, presidente da autarquia, que lançou o repto ao autor, no sentido de avançar com a investigação, referiu, no decorrer da apresentação, que “qualquer aguiarense se identifica com o património religioso existente no nosso concelho”. “Todos nós reconhecemos a importância deste património. Tem um valor enorme e um valor sentimental ainda maior. Este trabalho de investigação é uma forma de preservar a nossa história, de ter um documento editado, com rigor histórico, passível a ser consultado, que pode potenciar o lançamento de outras edições”, informou o autarca.
Presente no evento, António Paulo referiu, por sua vez, que o livro “é um grande contributo para se aprofundar ainda mais o estudo sobre as paróquias e as freguesias do concelho”. “É com simplicidade que descobrimos, com a ajuda desta obra, as raízes do que somos e do património que existe nas nossas aldeias. Estamos a preparar as comemorações do centenário da Paróquia de Vila Pouca de Aguiar, que se celebra em 2022, sob o tema descobrir as raízes, e este livro dá um grande contributo neste sentido”, sublinhou.
Ao todo, foram editados 750 exemplares do livro “Paróquias e Freguesias do Concelho de Vila Pouca de Aguiar”. Quem estiver interessado em receber a obra pode manifestar o seu desejo na junta de freguesia da sua residência, ou na respetiva paróquia, que farão chegar essa intenção à Câmara Municipal.